#TOP5: Confira os benefícios do chocolate para a saúde

Unanimidade na #Páscoa, o chocolate é um alimento rico em antioxidante e diminui o risco de doenças cardiovasculares, principalmente se há grande quantidade de cacau, como o chocolate amargo. Mas, se consumido em excesso, o chocolate pode causar aumento do colesterol e das gorduras no sangue. Por isso, para você se lambuzar de chocolate sem culpa, o Café com Notícias listou cinco benefícios desta iguaria para a saúde. Confira:

Wander Veroni
Criado por Wander Veroni (User Created Content*)USER CREATED CONTENT and not by Playbuzz employees and /or any of its agents or any one of Playbuzz behalf.
em 27 de mar. de 2016
1

Fonte de energia

O chocolate proporciona sensação de bem-estar e possui grande fonte de energia. Além de conter menos gorduras e açúcares, o chocolate amargo possui em seu tipo 70% de cacau, uma fonte de flavonoides, os compostos antioxidantes que aumentam a concentração de HDL, o colesterol bom, e ainda reduzem o colesterol ruim.

2

Evite exageros!

O chocolate consumido em grande quantidade regularmente pode levar ao excesso de peso e, consequentemente, a doenças crônicas como diabetes e dislipidemias, os níveis elevados de gordura no sangue. Alguns especialistas recomendam 50 gramas de chocolate meio amargo por dia, principalmente se tiver aliado a alguma prática de atividade física.

3

Chocolate antioxidante

O cacau tem quase duas vezes mais antioxidante do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo. Além disso, os grãos de cacau são carregados de substâncias que ajudam a manter nosso sangue fino e as artérias limpinhas, melhorando a irrigação sanguínea no cérebro.

4

Mitos e Verdades

Não coloque de forma alguma a culpa das espinhas no chocolate, afinal isso nunca foi comprovado e ainda é uma incógnita para a medicina. De uma coisa temos certeza: o excesso de chocolate assim como o excesso de qualquer outro alimento prejudica o corpo de alguma forma, logo, o chocolate pode dar espinhas também, mas isso não é cientificamente comprovado.

5

Chocolate e Saúde

Na TPM, as mulheres mudam de humor pelo desconforto do período hormonal. Ao comer chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, podendo ser um alívio importante. Mas, mesmo assim, apesar de nada ter sido provado cientificamente, alguns componentes do alimento como a cafeína, gorduras e feniletilamina podem causar aumento da enxaqueca e dor de cabeça em pessoas mais sensíveis. Por isso, avalie o consumo de acordo com o seu organismo.