#TOP5: Confira dicas para adaptar o corpo ao Horário de Verão

O Horário de Verão começa neste final de semana e vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. À meia-noite de sábado (17/10) para domingo, os brasileiros residentes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Geras, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal deverão adiantar seus relógios em uma hora. Mas como isso pode impactar na minha saúde? Abaixo, confira algumas dicas para adaptar o corpo ao Horário de Verão:

Wander Veroni
Criado por Wander Veroni
em Oct 17, 2015
1

Adaptação

Não é só a mudança de horário que pode interferir no organismo, há também o fator do aumento da temperatura e da luminosidade. Cada organismo é de um jeito! Algumas pessoas podem sentir nesta fase de adaptação alguns desajuste no relógio biológico provocando insônia, falta de apetite, sono, cansaço e desatenção. Outras pessoas, podem não sentir nada disso. Por isso, a dica é prestar atenção no seu corpo e nos sinais que ele possa te dar.

2

Alimentação

Aposte em uma alimentação equilibrada com uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e carnes magras. Também evite alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná, principalmente no final da tarde.

3

Hidratação

A água é o principal componente do nosso organismo e ajuda na regulação da temperatura corporal. Para repor a água perdida ao longo do dia, o ideal é criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Manter uma garrafa de água por perto é uma boa estratégica para não descuidar da hidratação do corpo.

4

Atividade Física

A prática de atividade física faz bem para a saúde. Mas, na época do calor deve levar em conta algumas recomendações como o uso de protetor solar, roupas mais leves, fazer alongamento e a ingestão de água durante o treino. Além disso, evite exposição ao sol entre 10h às 16h. Outro detalhe: a prática de exercícios pode ajudar a ter uma boa noite de sono.

5

Dormir

Uma hora a mais ou a menos de sono pode fazer a diferença no rendimento do seu dia. Por isso, até que se organismo se adapte ao novo horário tente ir para cama mais cedo e evite dormir tarde demais.