7 descobertas de Galileu Galilei que mudaram o mundo
7 descobertas de Galileu Galilei que mudaram o mundo
Já se vão 453 anos desde o nascimento do gênio italiano que revolucionou a astronomia, física, enfim, toda a ciência moderna
Já se vão 453 anos desde o nascimento do gênio italiano que revolucionou a astronomia, física, enfim, toda a ciência moderna

Lei da queda dos corpos
Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles dizia que objetos pesados caem primeiro no chão que os mais leves, por conta de uma lei de atração física. Galileu ficou intrigado com isso, e realizou vários experimentos arremessando bolas de diferentes tamanhos e pesos. Dessa forma, ele constatou que não importa o tamanho, todos os objetos mantêm a mesma aceleração, independente da massa (no caso, o peso). E revolucionou a física para sempre.
Aprimorou o telescópio
É errada a afirmação de que Galileu inventou o telescópio. Quando ele construiu seu próprio instrumento para observar o espaço, em 1609, o holandês Hans Lippershey já havia criado o primeiro telescópio, no ano anterior. A diferença é que o telescópio de Galileu, que ele chamava de perspicillum, aumentava em até 3 vezes as imagens. Poucos meses depois, ele o aprimorou, com um aumento de 20 vezes, algo mais potente que qualquer outro telescópio daquela época.
Observação dos planetas (e descoberta de Netuno)
Com um telescópio tão avançado, Galileu foi o primeiro a ver as crateras da Lua, observar as manchas solares, as fases de Vênus e os anéis de Saturno. Mais tarde, alguns pesquisadores chegaram à conclusão que o italiano havia descoberto Netuno dois séculos antes dos astrônomos Urbain Lê Verrier e John Couch Adams (que identificaram o planeta em 1846).
Descobriu as estrelas na nossa galáxia
Ao apontar o telescópio para o espaço no Hemisfério Sul, Galileu descobriu que a galáxia era composta de estrelas que não se distinguiam umas das outras. Foi graças a suas observações que ele percebeu que a faixa azul que cruza o céu tinha diversas estrelas invisíveis a olho nu - antes mesmo do astrônomo alemão William Herschel (1738-1822) fazer o primeiro mapeamento da Via Láctea.
Defesa do sistema de Copérnico: Terra gira em torno do Sol
Antes de Galileu, o astrônomo Copérnico desafiou a Igreja Católica ao afirmar que a Terra girava em torno do Sol. Galileu não só concordou com as descobertas do polonês, chamadas de heliocentrismo, como deu um jeito de sustentar a teoria e publicá-la. Após sofrer censura de Roma, em 1616, que o proibiu de ensinar essa teoria, em 1632 ele aplicou uma proposição matemática ao sistema de Copérnico, contornando a proibição. Resultado: foi culpado de heresia e passou 9 anos de sua vida na prisão.
Primeiros passos da gravidade com projéteis
Mesmo na prisão, Galileu continuou firme na produção científica. Em 1638, ele conseguiu publicar de forma clandestina, na Holanda, o livro Discursos e Demonstrações Matemáticas Sobre Duas Novas Ciências, com resumos de diversos experimentos de materiais, mecânicas e movimentos. Galileu apresentou cálculos de alicerces, considerações sobre estruturas da matéria e algumas teorias físicas sobre aceleração, uniformidade e movimento de projéteis. Muitos desses escritos anteciparam o trabalho de Isaac Newton (1643-1727), gênio britânico que descobriu a lei de gravitação universal.
Relógio com pêndulo: invenção de Galileu?
Vincenzo Vivani, assistente de Galileu, disse que o cientista tinha o costume de observar o vaivém das lâmpadas quando ainda estava na Universidade de Pisa, aos 25 anos. Mas só nos últimos anos de vida o italiano seguiu adiante com a ideia de controlar um relógio por pêndulo. O princípio básico é que a energia de um peso descendente diminui com a movimentação regular em pulsações. Essa teoria foi apresentada em Discursos e Demonstrações Matemáticas Sobre Duas Novas Ciências, mas quem se encarregou de construir esse relógio foi Vivani, que não conseguiu fazê-lo funcionar devidamente. De qualquer forma, a invenção do relógio de pêndulo é creditada ao astrônomo alemão Christiaan Huygens, em 1656, 14 anos depois da morte de Galileu.