6 histórias de “A Força do Querer” baseadas na vida real
6 histórias de “A Força do Querer” baseadas na vida real
Confira os assuntos da trama que foram inspirados em situações da vida real
Confira os assuntos da trama que foram inspirados em situações da vida real

Desafio da Baleia Azul
Para alertar os pais sobre o desafio da Baleia Azul, Gloria Perez abordou o jogo nos capítulos da novela. A ideia da autora é fazer com que os adultos identifiquem os jovens que possam estar envolvidos no jogo – que tem como fim o suicídio.
Em “A Força do Querer”, Yuri (Drico Alves) passou madrugadas à espera de ordens da “brincadeira”, deixando a mãe, Heleninha (Totia Meireles) bastante preocupada. Na novela, o caso foi investigado pela polícia civil.
Venda de drogas na internet
Em “A Força do Querer”, Rubinho (Emílio Dantas) confessa à Bibi (Juliana Paes) que vende drogas na internet através de aplicativos. No Brasil, casos parecidos com o do personagem são cada vez mais frequentes e traficantes acabam usando até mesmo aplicativos de namoro para fazerem venda de drogas.
História de Bibi no tráfico de drogas
A história de Bibi, que de estudante de Direito se torna traficante de drogas, foi inspirada na vida de Fabiana Escobar, a ex “Baronesa do Pó”. No decorrer da narrativa de “A Força do Querer”, as escolhas erradas em nome de sua cega paixão por Rubinho acabam fazendo com que Bibi caia no mundo do tráfico de drogas, se tornando a “Bibi Perigosa”.
Na vida real, Fabiana era estudante de Serviço Social da UFRJ, mas acabou se casando com seu amor de infância, Saulo de Sá Silva. O casal tinha tudo para ter uma vida normal, se não fosse pelo fato de o marido ter se tornado o “Barão do Pó”, um dos maiores traficantes da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Tiroteios no Rio de Janeiro
Triste realidade, os tiroteios são algo “comum” na cidade do Rio de Janeiro. O tema foi abordado por Gloria Perez de uma maneira mais intensa em “A Força do Querer”, que traz para as telinhas um lado mais policial – principalmente ao mostrar através de Jeiza (Paolla Oliveira) o lado das operações feitas pelas autoridades.
Ensaio de casamento de Cibele
A vingança de Cibele (Bruna Linzmeyer) em “A Força do Querer” marcou um novo rumo da personagem: ela deixou todos chocados ao dançar e comemorar a não-realização do seu casamento com Ruy (Fiuk). O que muitos não sabem, no entanto, é que a história de Cibele foi inspirada em uma traição da vida real.
O ensaio sensual com seu vestido de noiva – todo grafitado com frases irônicas – foi inspirado no que aconteceu de verdade com a professora de Guarapari, no Espírito Santo, Josi Manhães: ela estava casada há dois meses quando descobriu que estava sendo traída. No meio do processo do divórcio, ela resolveu fazer algo para se sentir bem consigo mesma: um ensaio com seu vestido de noiva.
A transformação de Ivana
“A Força do Querer” também trata de assuntos delicados. Esse é o caso da história de Ivana (Carol Duarte), uma jovem que se descobre transexual ao longo da história. Quem acompanha a trama percebe que este vem sendo abordado com muita sutileza e respeito pelos autores do folhetim.
Com uma história de vida tocante, aos poucos o público vai acompanhando os passos da descoberta de Ivana na novela. Os questionamentos e confusões da personagem são divididos com os telespectadores, fazendo com que descubram juntos o que está acontecendo e se envolvam cada vez mais.
Golpe de Irene
O golpe que Irene aplicou em Eugênio foi inspirado na história real de uma mulher que forjou a gravidez e o próprio parto para chantagear o ex-namorado. Neste caso, o motorista Victor Guerino foi obrigado pela Justiça a custear os gastos da falsa gestação – já que documentos e laudos médicos foram forjados pela ex-companheira.
Morte do parceiro de Jeiza
A morte de Gerson em "A Força do Querer" não foi inspirada em uma história específica, mas numa triste realidade do Rio de Janeiro. Ele foi assassinado durante um assalto, mesmo sem oferecer resistência, depois que os bandidos viram a farda no banco de trás e descobriram que ele era policial.