Conheça 7 curiosidades sobre o satanismo
Conheça 7 curiosidades sobre o satanismo
O satanismo é amplamente criticado, mas pouco estudado pela maioria da população. Conheça algumas curiosidades sobre essa corrente ideológica e filosófica que possui diversos seguidores pelo mundo.
O satanismo é amplamente criticado, mas pouco estudado pela maioria da população. Conheça algumas curiosidades sobre essa corrente ideológica e filosófica que possui diversos seguidores pelo mundo.

"Satanás" em hebraico significa "adversário"
Por essa razão, a Igreja Católica trata Lúcifer como Satanás: o anjo que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu. No entanto, quem segue o satanismo não adora o diabo cristão, justamente por não seguir a crença. Os satanistas não adoram divindades e alguns nem acreditam que elas existam. Satanás, para grande parte dos satanistas, é um símbolo da natureza inerente ao homem; uma alegoria, representando crise de fé, individualismo e o livre-arbítrio.
Existem satanistas ateus e satanistas teístas
O satanismo moderno (ateu) é uma filosofia e não é considerado uma religião por muitos de seus seguidores. Nessa filosofia, os ensinamentos são baseados no individualismo e na moralidade "olho por olho". Em contraponto, o satanismo teísta crê em entidades, deuses e demônios. Seus seguidores respeitam e invocam essas divindades para ajudar na evolução do adepto. Ainda assim, não há relação de adoração ou submissão.
Satanista também peca e são nove os pecados satânicos
Os chamados "pecados satânicos" para o satanismo moderno são: estupidez, pretensão, solipsismo (doutrina segundo a qual só existem o eu e suas sensações), auto-ilusão, conformismo de massas, falta de perspectiva, esquecimento de ortodoxos passados, orgulho contraprodutivo e falta de estética.
O número 666 tem pouco (ou nada) a ver com os satanistas
Em 6 de junho de 2006 (6/6/6), uma missa satânica foi organizada pela Igreja de Satã em Hollywood, nos EUA. Esta celebração teve um número limitado de 100 convidados e foi organizada como uma forma de zombar da crendice e do medo popular da data. A data 6 de junho de 2006 não possui significado para o satanismo, nem o número 666. A associação com o número foi criada por cristãos, que ligam os satanistas ao "número da besta", citado na Bíblia. Para alguns satanistas, o número 666 é uma alegoria associada às trindades da bíblia católica. Isso porque o número 6 representaria o homem - feito por Deus no sexto dia - e 666 representaria uma trindade constituída apenas pelo homem.
Baphomet representa o Satanás
A imagem de um homem com cabeça de cabra representa o Satanás (ou Satã). Essa imagem está intimamente ligada ao satanismo e aparece em diversos textos e eventos a respeito da corrente. Sua etimologia é controversa, mas há quem diga que a palavra "Baphomet" seja a união de dois vocábulos gregos, "Baphe" e "Metis", significando "Batismo de Sabedoria".
O pentagrama invertido é considerado símbolo do satanismo pois representa o Baphomet, conforme a figura.
Solstício de verão e equinócio de primavera: satanista também tem feriado
O mais importante feriado do satanista é o dia de seu próprio aniversário. Afinal, o individualismo é parte dessa corrente filosófica. Além dessa data, alguns adeptos comemoram a fundação da Igreja Satânica (celebrada na noite de 30 de abril para 1º de maio), os solstícios de verão e inverno e os equinócios da primavera e outono.