Fluminense x LDU: A história do confronto
Fluminense x LDU: A história do confronto
São duas finais na história do duelo. Foram seis jogos, três vitórias do Fluminense, duas da LDU e um empate. Cada equipe marcou dez gols e ninguém nunca perdeu em casa, porém equatorianos já tropeçaram em Quito. Novo capítulo começa a ser escrito a partir desta quinta-feira (14), no Maracanã, e o desfecho será na próxima quinta-feira, 21, em Quito.
São duas finais na história do duelo. Foram seis jogos, três vitórias do Fluminense, duas da LDU e um empate. Cada equipe marcou dez gols e ninguém nunca perdeu em casa, porém equatorianos já tropeçaram em Quito. Novo capítulo começa a ser escrito a partir desta quinta-feira (14), no Maracanã, e o desfecho será na próxima quinta-feira, 21, em Quito.
LDU 0 x 0 Fluminense
As equipes se enfrentaram pela primeira vez na 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores de 2008. Após 23 anos, o Fluminense retornou a competição e superou o nervosismo da estreia para segurar um empate sem gols na altitude de Quito.
A LDU foi superior no primeiro tempo. Nos primeiros 25 minutos de jogo, o goleiro Fernando Henrique fez duas grandes defesas em finalizações em Bieler e Guerrón, e ainda contou com a ajuda da trave para garantir o empate.
Na etapa final, o Fluminense conseguiu controlar o jogo e ainda foi prejudicado pelo árbitro que não expulsou o goleiro equatoriano após cometer falta fora da área.
Fernando Henrique fez duas grandes defesas no primeiro tempo e garantiu o empate sem gols em Quito.
Fluminense 1 x 0 LDU
Em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores de 2008, o Fluminense recebeu a LDU no Maracanã pela primeira vez. Com gol de Cícero aos 30 minutos do primeiro tempo, o Tricolor venceu pelo placar mínimo e garantiu a melhor campanha da primeira fase, tendo por direito jogar as partidas de volta em casa durante o mata-mata.
Cícero marcou o gol que garantiu a primeira vitória do Fluminense contra a LDU e a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores 2008.
LDU 4 x 2 Fluminense
Depois de se enfrentarem na fase de grupos, Fluminense e LDU decidiriam a Libertadores de 2008. No primeiro duelo em Quito, os equatorianos foram superiores e venceram por 4 a 2 com grande atuação de Guerrón, abrindo boa vantagem para a partida de volta no Maracanã.
Fluminense 3 x 1 LDU (1 x 3 nos pênaltis)
Após perder por 4 a 2 no jogo de ida em Quito, o Fluminense recebeu a LDU no Maracanã lotado para o jogo mais importante de sua história. Com três gols de Thiago Neves, o Tricolor conseguiu vencer por 3 a 1 - Bolaños marcou para os equatorianos - e o jogo caminhou para a prorrogação.
Thiago Neves marcou três gols no Maracanã, o único jogador na história a conseguir esse feito em final de Libertadores. O camisa 10 ainda balançou uma vez a rede em Quito, no jogo de ida.
O Fluminense bem que podia ter conquistado o título nos 90 minutos, mas o árbitro argentino Héctor Baldassi não marcou um pênalti claro em Washington.
Na prorrogação, o Tricolor parou no goleiro Cevallos e o empate permaneceu no placar. Nos pênaltis, Conca, Thiago Neves e Washington perderam, o goleiro equatoriano brilhou e a LDU conquistou o título da Libertadores.
LDU 5 x 1 Fluminense
O "Time de Guerreiros" que lutava para não cair no Campeonato Brasileiro, também conseguiu orgulhar a torcida na Copa Sul-Americana de 2009. Com muita luta, o Fluminense chegou à final e tinha pela frente a algoz LDU.
O Fluminense até saiu na frente em Quito, abrindo o placar com Marquinho, com menos de um minuto de jogo. Porém, depois disso, a LDU dominou a partida e conseguiu golear por 5 a 1 com grande atuação de Mendéz, encaminhando uma ótima vantagem para o jogo de volta no Maracanã.
Fluminense 3 x 0 LDU
Na partida de volta da final da Copa Sul-Americana, novamente o Fluminense foi recebido com uma grande festa de sua torcida, e apesar do revés no jogo de ida, todos tinham esperança na virada.
O Fluminense precisava vencer por quatro gols de diferença, conseguiu três - com destaque para atuação de Fred - porém, o principal jogador da equipe perdeu a cabeça em discussão com o árbitro e terminou expulso. Assim, a reação do Flu acabou indo por água abaixo e, mais uma vez, a LDU calou o Maracanã e conquistou mais um título.