As camadas da atmosfera terrestre

Revista Recreio
Criado por Revista Recreio (User Generated Content*)User Generated Content is not posted by anyone affiliated with, or on behalf of, Playbuzz.com.
em 4 de out. de 2017
Help Translate This Item

Chamamos de atmosfera o conjunto de camadas gasosas que envolve a Terra. Ela é formada de oxigênio, nitrogênio, argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio e vapor de água – e é fundamental para a existência de vida no nosso planeta. A classificação mais usada para definir as camadas da atmosfera usa a variação de temperatura. De acordo com esse critério, a atmosfera terrestre é composta por: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. A atmosfera mantém a temperatura terrestre equilibrada, protege contra o impacto de meteoros e filtra os raios ultravioleta.

Perto de nós

Troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, onde ocorre a formação de chuvas, nuvens e relâmpagos, além da poluição do ar. Nela, seres humanos, animais e plantas vivem e respiram. A troposfera se inicia no nível do mar e segue a até 17 quilômetros de altura nas regiões dos trópicos, e pouco mais que 7 quilômetros de altura nas regiões polares. Nessa camada, a temperatura pode variar de 40 graus Celsius a 60 graus Celsius negativos – quanto maior a altitude, menor a temperatura. Aviões, helicópteros e balões voam nessa camada.

Filtro solar

Segunda camada mais próxima da Terra, a estratosfera vai do fim da troposfera a até 50 quilômetros acima do nível do mar. A temperatura varia entre zero grau Celsius e 60 graus Celsius negativos, e existe uma pequena quantidade de oxigênio. Nela está a camada de ozônio, barreira que protege nosso planeta dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Para chegar até a estratosfera, é preciso usar uma roupa especial que garanta a respiração. Aviões supersônicos e balões de medição meteorológica podem atingir essa camada.

Muito frio!

Camada mais gelada, a mesosfera tem temperatura entre 0 grau Celsius a 100 graus Celsius negativos! Ela se estende do final da estratosfera até 80 quilômetros a partir do nível do mar. É onde acontece o fenômeno da aeroluminescência: raios luminosos reagem com os gases e criam luzes brilhantes que podem ser observadas da Terra. Nessa camada também se formam as nuvens noctilucentes, compostas de pequenos cristais de gelo, visíveis apenas quando iluminados por baixo, no pôr do sol.

Fatia de eletricidade

A mais extensa é a termosfera: começa no fim da mesosfera e se estende a até 500 quilômetros de altura do nível do mar. O oxigênio atômico (átomos individuais de oxigênio) presente por lá absorve energia solar, fazendo com que a temperatura chegue a quase mil graus Celsius! A termosfera protege a Terra dos meteoros – ao entrar em contato com os íons (partículas carregadas de eletricidade) dessa camada, eles se fragmentam em milhares de pedaços. Também é na termosfera que o vento solar é interceptado pelo magnetismo da Terra e direcionado para os polos, formando a auroras boreal (no norte) e austral (no sul).

Quase no espaço

Antes do espaço sideral fica a exosfera (vai do final da termosfera a até 800 quilômetros acima do nível do mar, onde começa o espaço). O ar é muito rarefeito e a temperatura chega aos mil graus Celsius. Nessa camada há pouca gravidade – as partículas se desprendem da Terra com facilidade. É nela que ficam os satélites de transmissão de informações e os telescópios espaciais que orbitam a Terra.

CONSULTORIA: RICARDO DE CAMARGO E TÉRCIO AMBRIZZI (PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP).

These are 10 of the World CRAZIEST Ice Cream Flavors
Created by Tal Garner
On Nov 18, 2021