Câmera Record entrevista Maníaco de Guarulhos; relembre os momentos mais surpreendentes
Câmera Record entrevista Maníaco de Guarulhos; relembre os momentos mais surpreendentes
Equipe do programa revela o perfil psicológico de Leandro Basílio Rodrigues, condenado a 188 anos de prisão
Equipe do programa revela o perfil psicológico de Leandro Basílio Rodrigues, condenado a 188 anos de prisão

Quem é o Maníaco de Guarulhos?
Leandro Basílio Rodrigues, de 28 anos, é o homem que ficou conhecido como o Maníaco de Guarulhos. Atualmente, ele cumpre pena em uma penitenciária de segurança máxima em São Paulo, após ter passado por 12 cadeias desde que foi preso em 2008. O criminoso foi condenado a 188 anos.
Leandro Rodrigues está preso há quase dez anos
Motivação
Leandro cometeu seu primeiro assassinato em 2006, após ter sido traído pela namorada. Na ocasião, o serial killer ainda morava em Belo Horizonte. Na entrevista, afirma que sentiu um ódio incontrolável.
Na justiça, o maníaco responde pelas mortes de oito mulheres, mas, atualmente, admite dois crimes — no caso, das antigas namoradas.
Vítimas
Equipe do Câmera Record relembra cada vítima do Maníaco de Guarulhos
-
1.
-
2.
-
3.
-
4.
-
5.
-
6.
-
7.
-
8.
Padrão
De acordo com o promotor responsável pelo caso, Rodrigo Merli, as vítimas de Leandro possuem um perfil parecido: são jovens franzinas e baixas, o que facilita a ação do assassino em série.
Para o maníaco, a perspectiva é outra: as mulheres que se enquadram no perfil são aquelas definidas por ele como promíscuas.
Perfil psicológico
O doutor Antonio Serafim, psicólogo forense, traçou o perfil psicológico do Maníaco de Guarulhos em entrevista ao Câmera Record. Na infância, Leandro presenciava várias discussões dos pais. O pai, que era alcoólatra, foi traído pela mulher, o que marcou a vida de todos.
O episódio também fez com que o maníaco atribuísse a característica de promiscuidade para todas as mulheres.
Em alguns momentos da entrevista, Leandro demonstra uma raiva contida pela mãe.
Mentiroso compulsivo
Além de explicar a influência da infância de Leandro na vida adulta, o psicólogo também destacou uma característica do assassino: a capacidade de mentir com facilidade.
Segundo o perfil, o serial killer não demonstra ansiedade e tenta manter as mesmas respostas para evitar fugir do padrão de sua personalidade.
Em momentos de muita tensão, Leandro altera apenas o movimento da boca.
Psicólogo forense explica as reações de Leandro Rodrigues durante entrevista ao Câmera Record
Domingos Meirelles questionou o Maníaco de Guarulhos sobre a sua capacidade de negar todas as evidências, que indicam claramente que ele é culpado pelos oito assassinados. Porém, a resposta segue igual.
Eu não sei explicar. Só vou continuar negando, até eu sair daqui, até eu morrer.
Leandro Rodrigues, o Maníaco de Guarulhos
Entretanto, quando condenado, Leandro confessou todos os crimes. Mas, em outras ocasiões, ele sempre negou a autoria de seis assassinatos.
No fim da entrevista, o Maníaco de Guarulhos afirmou que se arrepende do seu passado e que não voltará a matar após sair da cadeia em 2037. Os especialistas pensam totalmente diferente.