Marcenaria é a alma deste projeto de 33 m². Confira todos os truques

MdeMulher
Created By MdeMulher
On 2019 M04 17
Help Translate This Item

Como fazer um apartamento completinho com boa circulação e espaço de sobra para guardar as coisas em apenas 33 m²? O escritório Andrade&Mello encontrou a solução.

Um dos pontos chave é a marcenaria muito bem pensada, que aproveita cada centímetro e é cheia de segredinhos. Outra saída genial é a proposta de dar usos diferentes ao mesmo espaço - a sala vira quarto na hora de dormir!
Confira a seguir todas as soluções.

Sala de dia, quarto de noite

A marcenaria que envolve o sofá ajuda na conversão da sala em dormitório: o colchão fica ali dentro! "A cama é basculante. Para abaixá-la, é necessário remover os encostos e dois assentos, mas a base do sofá fica no mesmo lugar, a cama desce sobre ela", conta o arquiteto Renato Andrade.

As laterais de marcenaria escondem armários e há até um baú para guardar roupas de cama e banho.

Aqui cabe tudo!

Na parede em frente à cama/sofá, a marcenaria que mescla tom amadeirado (MDF Grigio, da Masisa) e nichos turquesa (laca cor K033, da Sayerlack) é multifuncional. Além de abrigar a TV e o ar-condicionado, é um verdadeiro guarda-roupa e tem visual de painel decorativo.

"As partes com portas possuem a mesma largura para criar uma padronização. Mas a utilização interna é diferente, todas são para roupas, mas alguns cabideiros são posicionados com alturas estratégicas, uns para calças, outros para longos, outros para camisas e jaquetas", explica Renato. E há até uma sapateira que é um sonho de consumo (veja na foto abaixo)!

Repare que não há puxadores nas portas - elas têm sistema de abertura fecho-toque (basta pressionar para abrir).

Ilha com cooktop e espaço para comer

A pia fica logo em frente, mas o espaço para cozinhar ganhou destaque: um cooktop e um forno elétrico em uma ilha que também sustenta a bancada de refeições.

E aqui, uma preocupação muito importante para um espaço pequeno e integrado como este: uma coifa poderosa.

Na ilha, a gaveta magrinha para temperos reforça a preocupação em aproveitar cada cantinho útil.

Cozinha estreita e prática

Coladinha na sala, a cozinha é também pura marcenaria. Os armários do piso ao teto foram planejados conforme as necessidades da moradora.

Destaque para o revestimento estampado em cima da pia - um mosaico de pastilhas de 31, 4 x 31,4 cm, modelo Saint Tropez, da Vidro Real.