As melhores músicas de ROCK dos anos 2000 (Parte 2)

Vamos conferir a segunda parte (49-1) da lista com os Rocks da década que você amou odiar.

Papo Torto
Criado por Papo Torto (User Generated Content*)User Generated Content is not posted by anyone affiliated with, or on behalf of, Playbuzz.com.
em 29 de mar. de 2017
1

49 - Foo Fighters – Best Of You (2005)

youtube embed goes here!

Facilmente uma das melhores bandas da década e até dos dias atuais. Essa música cantada com o vocal rasgado de Dave Grohl, te lembrando que podem tirar o melhor de você, é uma obra prima. Musicão!

2

48 - The Vines - Get Free (2002)

youtube embed goes here!

Sabe Deus onde estão esses caras hoje, mas surgiram com essa música de refrão fácil e rasgado que rendeu uma apresentação "memorável" no The Late Show - Eles literalmente quebraram tudo - e uma inclusão no jogo Rock Band 3 e Guitar Hero: Warriors Of Rock, ambos de 2010, mostrando que o hit sobreviveu vem a década.

3

47 - Maroon 5 - Shiver (2004)

youtube embed goes here!

Como não lembrar-se do debut sensacional do Maroon 5? - E também não ficar triste com a queda de qualidade do grupo hoje em dia? Fato é que com hits arra-quarteirões como "This Love", "Sunday Morning" e a grudenta "She Will Be Loved", muita gente não se ligou em outras joias do disco, como a funkeada "Shiver" com um trabalho de guitarras interessante e um solo matador.

4

46 - Static X – The Only (2003)

youtube embed goes here!

Lembrou de cara de Need For Speed: Underground né?! Pois é. Nu Metal dos bons, esse som também esteve presente no jogo True Crime: Streets Of L.A e garantiu um lugar entre o topo da Billboard em 2004.

5

45 - Stereophonics – Maybe Tomorrow (2003)

youtube embed goes here!

Confesso que não tem taaaanto tempo assim que descobri essa música e ela nem parece ser de 2003. Os Stereophonics nem fizeram tanto sucesso assim na época e ficou mais naquele terreno enevoado do "Rock alternativo" do Reino Unido que a gente sempre tem que estar de olho por que sempre surgem coisas boas.

6

44 - Gorillaz - Clint Eastwood (2001)

youtube embed goes here!

Quer algo mais contemporâneo que uma banda de desenho animado digital em plena virada de milênio? Hit imortal do multi-homem Damon Albarn, com rap rimado por Del tha Funkee Homosapien (Hieroglyphics) a música e clipe foram inspirados no filme "Três Homens E Um Conflito", estrelado por Clint Eastwood. Clássico moderno!

7

43 - The White Stripes – Feel a Love with a girl

youtube embed goes here!

Das bandas que surgiram com o rótulo de "salvadoras do Rock" no início da década, o White Stripes era a minha preferida. Com o seu rock seco, setentista, com pitadas de blues, punk e meio "foda-se" (Como tudo o que é feito em Detroit). A banda não tinha baixista, sendo somente Jack White na guitarra e Meg White na bateria (Esta nem sabia tocar direito quando a banda começou). Porem isso não era trabalho pra banda que lançou ótimos álbuns e mesmo após o termino, Jack White segue uma confortável carreira solo e é um nome creditado em várias produções fodas até hoje. (Aquela participação no disco da Norah Jones com o Danger Mouse é foda demais!)

8

42 - Cypress Hill - (Rock) Superstar (2000)

youtube embed goes here!

Como descrever essa PEDRADA que é o som do Cypress Hill? Pra justificar a presença deles, que são de fato um grupo de Rap, o disco "Skull & Bones" é metade Rap, metade Rock - Inclusive tem pedradas como "Can´t Get The Best Of Me" que caberiam perfeitamente aqui - É um dos registros mais fodas da banda que tem um álbum ao vivo no qual músicas que eram Raps ganharam versões rock. Em "Superstar" o álbum contém as duas versões, ambas pesadíssimas! O grupo ainda teve a música "How I Could Just Kill a Man" regravada pelo Rage Against the Machine e registrada fazendo companhia a banda no histórico "último" show da banda. Credenciais é o que não faltam para estarem aqui né?

9

41 - System Of A Down - Toxicity

youtube embed goes here!

Calma! Esta pedrada só está nesta posição porque o System irá aparecer aqui novamente e eu não quis parecer injusto. Mas eu estou escrevendo aqui, ouvindo a música, cantando junto e lembrando de como a galera ficava possuída quando ela rolava nas festas. O álbum de mesmo nome da música foi lançado uma semana antes do ataque ao World Trade Center e curiosamente fez com que o hit chegasse ao primeiro lugar nos EUA e no Reino Unido. A crítica ficou doida com esse som que era "Mais pesado e demoníaco que o Korn" e com o vocal que alternava tranquilamente entre o barítono e o rap, dando a banda uma singularidade "Estranha e atraente" como disse o crítico da Entertainment Weekly. O Álbum ainda continha o hit que definiria a década e ainda está por vir nesta lista...

10

40 - Audioslave – Cochise (2002)

youtube embed goes here!

Eu fui um dos que surtaram quando souberam que o Rage Against The Machine havia terminado e corri para assistir ao "último" show da banda em 2010 no SWU e única visita a América Latina. Após o luto, a notícia de que os membros reminiscentes da banda iriam retomar os trabalhos com Chris Cornell (Nunca tinha ouvido falar), me deixou animado com esse hit, sendo que a guitarra de Tom Morello ainda é empregada com seus riffs únicos como na época do RATM - O riff desta música foi "achado" sem querer. Morello estava compondo e foi quando uma caneta caiu nas cordas da guitarra e reproduziu o som que inicia a música, parecendo um helicóptero - É claro que Cornell não tem a veia rap/metal/funky/punk de Zack de La Rocha, mas a banda conseguiu bons registros.
Outra curiosidade, na gravação do clipe, o primeiro da banda, os membros chegaram ao local junto com a equipe, numa espécie de plataforma de construção abandonada e começaram as gravações com a grande queima de fogos de artifício. As pessoas que moravam próximas ao local, ainda assustadas com o 11/9 ligaram para a polícia relatando que um ataque terrorista estava acontecendo. Ótimo para uma banda que tem RATM no DNA.

11

39 - The Killers - Somebody Told Me (2004)

youtube embed goes here!

Nunca fui muito fã do The Killers, mas não tem como negar o sucesso que a banda fez na época. Seu Rock festivo, com ares de Glam, teve um sucesso modesto no início da banda nos EUA, mas cresceu muito de forma que em 2009 numa votação da rádio britânica XFM , ficou na 18ª posição na lista das "100 Maiores Canções de Todos os Tempos". Exagero pouco?

12

38 - R.E.M. - Imitation Of Life (2001)

youtube embed goes here!

Um dos clipes mais legais de todos os tempos de uma das melhores bandas de todos os tempos. Single do DÉCIMO OITAVO álbum do R.E.M. e chegou a ficar em primeiro lugar no Japão! Facilmente a banda mais "Dinossauro" e duradoura desta lista. Vou parar aqui por que sou fã demais da banda e vou começar com os superlativos.

13

37 - MGMT - Time to Pretend (2007)

youtube embed goes here!

Não dá pra sacar de primeira qual é a do MGMT. Acredito que tenha sido a largada para que todos prestassem atenção naquele cenário "alternativo" que hoje chamamos de Indie. Foi lançado primeiro num simples EP e fez tanto sucesso que foi incluída no segundo álbum de estúdio da banda.

14

36 - Coldplay – The Scientist (2002)

youtube embed goes here!

Melhor música do melhor álbum de um Coldplay que, infelizmente não o veremos mais. Regravada inúmeras vezes, por artistas tão diversos quanto Willie Nelson, ganhou o VMA de melhor clipe do ano e um crítico da Rolling Stone disse que: 'The Scientist' ... [tem] um final cataclísmico que pode aumentar cada fio de cabelo na parte de trás do seu pescoço." Não ouso discordar.

15

35 - Kings Of Leon – Sex On Fire (2008)

youtube embed goes here!

Adoro o riff inicial de "Sex On Fire" que inicia meio relutante, até que a bateria dá o sinal verde e a canção segue num crescendo até o refrão que tem um verso puro Rock-n-Roll: "THIS SEX IS ON FIRE!". Chegou ao topo das paradas em vários países... Imagino o quanto ela deve ser bacana para um sexo no carro...

16

34 - Hoobastank – The Reason (2004)

youtube embed goes here!

Retornando a contemporaneidade mainstream da época, este hit que era ODIADO na época pelos mais hardcores e amado pelas meninas, mas envelheceu bem e hoje toca até na Antena 1. A banda nem deve existir mais hoje e esse foi de fato o seu único hit. No entanto, foi indicada ao Grammy como "Canção do Ano" em 2005 e foi a 11ª música mais tocada nas rádios em 2004 aqui no Brasil. Para o que tocava nas rádios brasileiras naquela época, é um feito impressionante para uma banda de "Rock".

17

33 - Garage Fuzz - Embedded Needs (2001)

youtube embed goes here!

Deixando o mainstream de lado e aqui, provavelmente a minha música preferida de toda a lista. lapada que embalou muitos rolês de skate e ouvi esta música justamente por conta de um disco que veio numa edição da revista 100% skate. As lapadas de guitarra dessa música mostram uma técnica e trabalho que faz ser quase injusto chamar de apenas "hardcore" (Visto que chamavam qualquer coisa de hardcore na época), e uma banda que merecia uma exposição melhor por aqui, por que após o lançamento do DVD "3500 Days Alive" a banda excursionou na Argentina e Uruguai. Visto que já tinha assinado contrato com selo americano e tocado lá fora com bandas como Fugazi e Sick Of It All. Banda foda que nunca enjoa! Viva o underground!

18

32 - Sum 41 – Still Waiting (2002)

youtube embed goes here!

Se tem uma coisa que o Sum 41 soube fazer bem, foi de registrar o que era o "Hardcore" em termos comerciais na época. Molecada de cabelo espetado, com seus all-Star´s chegando de skate na escola e tentando tirar seus primeiros riffs na guitarra. Assim como no clipe de "Fat Lip", aqui eles registram bem o empresário dizendo como a banda tem que se adequar para "fazer sucesso como o Blink 182 faz", mudando o nome dos integrantes e tudo o mais. O clipe ainda zoa com The Strokes e The Vines recriando o cenário com o qual as bandas se apresentavam - E eles quebram tudo no final do clipe. É muito 2002! É muito hardcore highschool, é muito American Pie, é muito adolescência em seu registro mais fiel.

19

31 - Slipknot – Left Behind (2001)

youtube embed goes here!

O Slipknot já era aquela banda em 2001 da galera que estava cansada da popularização do "hardcore melódico" da época e queria se enturmar nas áreas do metal pesado. Com seu visual chamativo, o vocal de Corey Taylor ora cantado, ora gutural, o flerte com o capiroto nas letras e show histórico no festival OzzFest, mantiveram o Slipknot no auge por um bom tempo.

20

30 - Pitty - Máscara (2003)

youtube embed goes here!

Teria como fazer uma lista dessas deixando a Pitty de fora? Em época em que o Axé tinha destaque na TV, a baiana Pitty surge com sua música que encoraja as pessoas a serem elas mesmas, sem se preocupar com os rótulos da sociedade. Se fez sucesso? Faz até hoje! Vendeu mais de 15 milhões de discos. Foi eleita 35º vocalista de rock mais sexy do mundo em 2010 pelo site gringo Frantik Mag. Fora a apresentação super elogiada no Rock in Rio 2011 com um cover de Nirvana e disputando com medalhões como Evanescence, System Of A Down e Guns N' Roses. Vale sim o destaque!

21

29 - Maroon 5 – This Love (2004)

youtube embed goes here!

A música de maior sucesso em todo o mundo em 2004. Ganhou de remix de Kanye West a remix de grupo de Hip-Hop coreano. Topo do Billboard em diversos países e aqui no Brasil rolava desde os carros dos playboys, as festas mais descoladas. Hit imortal desta banda que abraçou o pop e nunca mais o veremos como foi no início do milênio.

22

28 - Keane - Everybody's Changing (2004)

youtube embed goes here!

Esqueça a versão sofrida na qual a Lily Allen gravou essa música e hoje toca nas rádios e curta a versão original do Keane. banda foda do Britpop que eu espero ver na ativa novamente.

23

27 - Dead Fish - Anarquia Corporation (2000)

youtube embed goes here!

O Dead Fish é a espinha dorsal do sucesso que o "Hardcore melódico" fez no Brasil nos anos 2000. Das bandas lançadas pela gravadora Deck Disc, as lançadas pelo produtor Rick Bonadio, todas devem suas vidas ao Dead Fish. NxZero, CPM 22 e etc. A banda fez história no clássico Hangar 110 em São Paulo e foi nomeada como banda revelação em 2004 no VMB da MTV, fazendo com que a banda ganhasse projeção nacional e fizesse turnê no exterior. No entanto, a banda sofreu com saídas de membros da banda, mas segue em atividade, lançando seu último disco em 2015.
Obs: A Gravação do disco que contém essa faixa é de 97, mas a incluí na lista por causa do destaque na gravação ao vivo de 2002, quando a banda explodiu. Trapaça minha?

24

26 - Raimundos - Reggae do Manero (2000)

youtube embed goes here!

Uma das músicas mais famosas dos Raimundos e ao mesmo tempo uma das causas do fim da banda. A música só foi gravada no show "Ao vivo MTV" por insistência da emissora, que a gravou como "clipe" aproveitando que a banda a tocou num show que fora feito apenas para membros do fã clube da banda, já que Rodolfo não queria gravar um clipe da música pois a banda nem levava a sério a música, gravada por brincadeira na época da gravação do álbum "Lapadas do Povo". A música nem foi para o álbum, sendo lançada somente em single. Após sair da banda, Rodolfo inclusive chegou a criticar a música, de forma como ele queria fazer músicas mais maduras, com uma mensagem positiva: "Eu vejo músicas como por exemplo o "Reggae do Maneiro", eu fico pensando como uma música dessas toma uma proporção tão grande. Um puta espaço que, ao invés de transmitir uma mensagem, fala que "não tem papel pra cagá". É ridículo!".

25

25 - Foo Fighters – Times Like These (2002)

youtube embed goes here!

Outro exemplo do porque o Foo Fighters é uma das bandas mais consolidadas hoje em dia. As letras bacanas de Dave Grohl, sempre com belas melodias. As músicas do Foo Fighters caem bem nas festa ou na estrada. Sem nunca envelhecerem.

26

24 - Creed – One Last Breath (2001)

youtube embed goes here!

Outra banda que surgiu na época como um furacão e tinha uma vibe "pós grunge". Uma coisa meio, "vou fazer pose de pesado, mas falando de amor". No entanto, a produção das musicas, com melodias ricas em harmonia catapultou o Creed a grande sucesso comercial, apesar do tempo curto. Eles surgiram no final dos anos 90, deram uma parada em 2004, no seu auge. Depois retornaram as atividades em 2009, pararam de novo (pqp!) e retomaram os trabalhos em 2012.
Apesar da inconstância, o grupo está em 9º lugar na Billboard dos artistas que mais venderam discos nas últimas décadas, Seu segundo disco, Human Clay, está listado no Rock and Roll Hall of Fame como um dos 200 melhores álbuns de todos os tempos e ganharam em 2000 o Grammy para melhor canção de rock com "With Arms Wide Open", a qual é considerada pelo VH1 uma das vinte e cinco melhores baladas de todos os tempos, logrando a quarta posição da lista. Para uma banda inconstante, tá bom né?

27

23 - Charlie Brown Jr – Não é Sério (2000)

youtube embed goes here!

O Charlie Brown Jr. vinha numa maré de canções "acústicas" melosas e sem graça que lhe garantiam espaço na TV e nas rádios, e isso influenciou a triste derrocada que deu-se a banda. Aqui, no começo dos anos 2000, a banda ainda seguia com a ideia de fazer canções com uma ideia mais cabeça, refletindo os primeiros anos do grupo.
A música, além da letra crítica e bacana, foi responsável por abrir as portas para Negra Li, do RZO. Chorão havia enviado uma fita para ela com um rap para ela compor e "Não é Sério" estava nessa fita, ela compôs em cima do belo solo de guitarra da música, pediu para Chorão ouvir, e pronto. O resto é história.

28

22 - Red Hot Chili Peppers - Can't Stop (2002)

youtube embed goes here!

A expectativa era enorme depois de "Californication" e a música chiclete "By The Way" tocava incessantemente nas rádios. Mas logo descobriram essa maravilha funky, de refrão irresistível e ainda com a guitarra e backing vocal deliciosos de John Frusciante. Que saudade dessa formação! O clipe é outra obra de arte do diretor Mark Romanek.

29

21 - Franz Ferdinand – Take Me Out (2004)

youtube embed goes here!

Os ingleses diziam que "Take Me Out" era a melhor coisa a sair da Escócia, desde uma famosa marca de chocolate por lá. Também pudera, esse "Rock dançante" era bem a cara desse ano 2000 onde o Rock tocava nas baladas. A música chegou ao topo das paradas e logo começou a aparecer em comerciais, jogos e em seriados de TV. Pronto, o Franz Ferdinand estava no grande jogo do Indie Rock.

30

20 - Blink 182 – Stay Together for the kids (2001)

youtube embed goes here!

O Blink 182 pegou todo mundo de surpresa com essa música. Depois de explodirem no final dos anos 90, com letras zoeiras e debochando do pop atual, eles levaram o "Hardcore melódico" a um lado mais melódico ainda. As unhas pintadas e alguma coisa nos olhos já indicava o caminho que se seguiria, no entanto, a letra era necessária. O P.O.D, Papa Roach e Deftones o fizeram com mais maestria, mas quando o Blink 182 lançou essa canção, falando sobre a desilusão dos jovens americanos a época, e como os divórcios dos pais tem fator decisivo nisso, a banda recebeu milhares de cartas dos fãs dizendo: "É exatamente assim que eu me sinto! Essa música diz sobre a minha vida!". O fato de a canção ter sido escrita pelo vocalista e guitarrista Tom DeLonge, cujos pais foram divorciados por mais de 10 anos, deu um tom mais pessoal e verdadeiro a música.
Curiosidade: O clipe teve seu lançamento adiado por conta dos atentados de 11/9. Como o clipe mostra uma casa sendo demolida e o clipe tinha data de estréia uma semana após os atentados, realmente foi de bom tom esperar mais um pouco.

31

19 - Green Day – Boulevard Of Broken Dreams (2004)

youtube embed goes here!

Sim, eu fui um dos que xingou, ficou puto, largou o Rock de vez quando o Green Day mudou completamente seu visual e seu som para algo mais comercial em "American Idiot". Hoje eu relevo mais por que sei que a banda havia passado por maus bocados com problemas com drogas e até perda familiar entre os integrantes e depois do sucesso modesto de "Warning" em 2000, a banda só lançou discos esquisitos. Então era a hora de voltar ao topo.
Grandioso, cheio de baladas e concebido para ser um musical, uma opera ou coisa do tipo - O disco foi adaptado para um musical em exibição na Broadway. American Idiot - O musical, conta com a participação de um grande elenco que protagoniza o contexto das músicas apresentadas no álbum - O disco continha a nojentinha faixa título, que continha uma letra ácida e crítica contra o governo de George W. Bush e contra a Guerra no Iraque. O álbum também conta com "Jesus Of Suburbia" e a balada "Wake Me Up, When Setember Ends". Uma coleção de músicas que apresentavam um Green Day mais ambicioso que nos tempos do maravilhoso "Dookie". Foi comercial? Sim, pra caralho. Mas depois do que a banda passou, é de se comemorar que tenham se reerguido desta forma.

32

18 - Kittie - Brackish (2000)

youtube embed goes here!

Outra trapacinha de leve minha. Mas sejamos justos, essa lapada da banda feminina Kittie chegou aos nossos ouvidos em 2000 e pouco mesmo. Na escola, haviam dois tipos de garotas: As que queriam ser a Avril Lavigne e as mais "troo" que conheciam Kittie. Era uma forma de saber que era "da moda" ou não. Bobo, mas divertido.
Nota: Enquanto escrevo essas linhas, vejo a notícia de que Trish Doan, baixista da banda, morre aos 31 anos. Ela era coreana e acompanhava a banda desde 2005, e lidava com problemas como ansiedade e depressão. A banda divulgou a notícia em sua página no Facebook. triste notícia.

33

17 - Rage Against The Machine – Renegades Of Funk (2000)

youtube embed goes here!

Lançado após o fim da banda e com covers, "Renegades" foi aquela apunhalada no peito de todo fã do RATM, como eu. E também um puta registro. "Renegades Of Funk", pedrada de 1986 de Afrika Bambaataa, aqui ganha guitarras, distorções que só Tom Morello sabe fazer, a bateria furiosa e calcada na percussão de Brad Wilk e uma experimentação eletrônica como só Bambaataa fazia. Um faixa memorável e uma despedida a altura da banda.

34

16 - Papa Roach – Blood Brothers (2000)

youtube embed goes here!

A gente tem que agradecer, e muito a DreamWorks Records, subsidiária da gravadora principal, que lançou várias bandas a época e fazia ponte para as musicas irem para os jogos lançados pela Activision. Papa Roach, com "Blood Brothers" foi exemplo disso, quando apareceu como faixa principal da inesquecível trilha do jogo "Tony Hawk´s Pro Skater 2". O boom foi imediato!
O álbum do Papa Roach ainda continha "Last Resort", "Broken Home" e "Between Angels and Insects", que já apareceu nessa lista. faixas poderosas que garantiram o álbum como a vigésimo que mais vendeu no ano de 2000.

35

15 - Millencolin – No Cigar (2000)

youtube embed goes here!

Uma banda de Hardcore da Suécia, cujo nome deriva de uma manobra de skate, e que tem boa base de fãs na Austrália e Japão. Como poderia dar errado?! Ah! O recorde de público da banda foi aqui no Brasil, num show em 98! A banda tem uma discografia extensa e muita credibilidade no cenário hardcore como uma das mais old school´s do gênero. Além, claro, de ter sido inclusa na já falada aqui, trilha inesquecível dos jogos Tony Hawk´s Pro Skater 2.

36

14 - Arctic Monkeys - Fluorescent Adolescent (2007)

youtube embed goes here!

Uma balada descompromissada e gostosa, composta quase que por brincadeira pelo vocalista Alex Turner e sua ex-namorada enquanto estavam de férias. Ele pensava num verso, ela em outro, e por aí ia. lembrando os tempos da escola. Esse jeito descolado e bacana do Arctic Monkeys levou a faixa aos primeiros lugares nas paradas do Reino Unido e no Japão.

37

13 - B Negão & os Seletores de Frequência - Nova Visão (2003)

youtube embed goes here!

Após o termino do Planet Hemp, os três frontmans da banda foram atrás de suas inspirações e seguir na carreira solo. Black Alien lançou o fenomenal "Babylon By Gus: Vol. 1" e D2 abraçou o samba e conquistou o Brasil. B-Negão não ficou por baixo. Convocou a banda Seletores de Frequência e gravou esse petardo recheado de Funky, Samba Rock, Rap, Groove, Ska e tudo permeado por sua voz grave e letras inteligentíssimas. Obrigatório para os amantes da boa música.

38

12 - Evanescence - Bring Me To Life (2003)

youtube embed goes here!

Tinha como dar errado uma banda que tinha entre os caras um estilo como o do Linkin Park, e contando com uma Amy Lee que dava o ar "gótico" a banda? Hit regravado por uma cacetada de outros artistas, de melodia trabalhada para estourar em vários países e a música esteve presente no primeiro filme do Demolidor (releve esta parte).

39

11 - Planet Hemp – Contexto (2000)

youtube embed goes here!

Quem não sabe esse refrão de cor? Hit impressionante do disco de despedida do Planet Hemp e de uma musicalidade que é de uma samba-jazz que reflete toda a malandragem carioca e espírito da banda. É bonito demais vê-la no DVD ao vivo onde a música é levada pelo público, porém, infelizmente sem Black Alien, que já havia saído da banda.

40

10 - CPM22 - Regina Let´s Go (2000)

youtube embed goes here!

Maior banda deste "Hardcore melódico" que explodiu no Brasil na época. Foi uma das poucas bandas brasileiras de hardcore a ganhar um disco de ouro e fazer sucesso no mainstream, e com isso, abriu as portas para uma nova geração de bandas brasileiras de rock. Em 2008 ganharam um Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro. Pronto, o CPM 22 tinha música como trilha de novela, seus clipes passavam toda hora na MTV e mais tarde ainda rendeu uma boa sucedida turnê internacional.

41

09 - The Strokes – Last Nite (2001)

youtube embed goes here!

Pense no estrondo enorme que foi causado quando os Strokes surgiram com esse visual anos 60/70 na época em que o Rock era aquela coisa de banda adolescente de "Hardcore melódico". logo surgiu o título de "salvadores" do Rock - O bom e velho rock de guitarras rasgadas e vocal meio bêbado, ao contrário da guitarra que ficava marcando em duas notas para um vocal rapper que dominava a época.
Eles já haviam causado uma guerra entre as gravadoras com o EP "Modern Age", primeiro registro da banda, que tinha no vocal o filho de John Casablancas, empresário mega famoso e uma pinta e estilo de cantar que lembrava Lou Reed. Aqui no Brasil, todo mundo queria saber quem era o brasileiro que estava na banda, o baterista Fabrizio Moretti e a banda se tornou queridinha do Slash, do Guns n Roses. Com o lançamento de "Is This It" o Strokes era a maior banda de Rock dos anos 2000 e em novembro de 2009, o Is This It foi eleito o melhor disco da década de 2000 segundo a revista NME.

42

08 - The Offspring - Want You Bad (2000)

youtube embed goes here!

Depois do aclamado "Americana" de 99, que elevou o Offspring ao estrelato, com músicas em filmes adolescentes e séries de TV, era difícil manter o nível deste álbum no concorrido ano 2000. Mas é claro que a base sólida de fãs não se preocupou com isso e gostou de Conspiracy Of One, apesar da faixa chata "Original Prankster". No entanto, o álbum vendeu bem, "Want You bad" segue a firmeza rasgada e o vocal único de Dexter Holland. A faixa também foi destaque no filme American Pie 2.
Vale ressaltar que o Offspring detém duas marcas históricas: O álbum de estúdio Smash é o mais vendido de todos os tempos por uma gravadora independente e "Pretty Fly (for a White Guy)", a canção mais baixada da história da Internet. (Segundo o site da banda)

43

07 - The White Stripes - Seven Nation Army (2003)

youtube embed goes here!

Você precisa ouvi-la umas três vezes para realmente crer que não foi usado nada alem de guitarra e bateria. Ouvi essa música em bares, baladas e outros tantos lugares tão distintos que não fazia ideia de que tocavam Rock lá. A música ganhou versão "remixada" pela Jovem Pan - Ela cagava muitas músicas boas na época - e isso ajudou a fazer a música explodir mais ainda.
Foi eleita a melhor música do ano de 2003 e ficou mais famosa ainda durante a copa do mundo de 2006 quando foi utilizada como hino não-oficial. A segunda linha da canção é traduzida como "Um exército de sete nações não vai me segurar", e foi bastante apropriada para a seleção italiana, que teve de enfrentar outras sete nações para conquistar o título (Gana, Estados Unidos, República Tcheca, Austrália, Ucrânia, Alemanha e França). Uma coincidência bem bacana.

44

06 - Queens Of The Stone Age – No One Knows (2002)

youtube embed goes here!

Apesar do triste episódio no Rock In Rio 2001, quando o baixista da banda inventou de tocar pelado e a situação virou caso de polícia - e mal podemos conhecer o som da banda - no ano, com o lançamento de "Songs From the Deaf" podemos de fato conhecer os som dos caras. A furiosa "Go With the Flow" já tinha impressionado, mas quando o clipe de "No One Knows" explodiu na MTV, com um Dave Grohl possuído na bateria, foi demais. Ninguém esperava uma pedrada daquelas. Mais tarde, em 2015, a banda voltou ao Rock in Rio e fez um show tecnicamente perfeito, sem nudez e focando em música. Melhor assim.

45

05 - O Rappa – A Minha Alma (1999/2000)

youtube embed goes here!

Aqui um tiquinho de safadeza minha. "A Minha Alma", canção que projetou O Rappa, foi gravada para o disco "Lado B, Lado A" em setembro de 99. O clipe, foi gravado no finalzinho do ano, beirando os anos 2000. Clipe não, essa obra prima cinematográfica, objeto de admiração e estudo. A diretora, Katia Lund ganhou projeção, e foi convidada pelo cineasta Fernando Meirelles para co dirigir o sucesso “Cidade de Deus”. Se liga!
O videoclipe também é o mais premiado na história do MTV Vídeo Music Brasil, levando pra casa nada menos que seis prêmios: Escolha da Audiência, Clipe do Ano, Clipe de Rock, Direção, Fotografia e Edição. Uma obra prima que está na lista não só pelos meses de diferença entre 99/2000 mas por que nunca envelhece e reafirma mais ainda a certeza de que O Rappa é a melhor banda do país.

46

04 - Audioslave – Like A Stone (2002)

youtube embed goes here!

"Like a Stone" fala de amor? Fala de morte? Além disso tudo, fica essa balada (?) que levou o Audioslave ao topo das paradas. Apesar de ter a imagem esquisita de ver Tom Morello tocando violão, a música ainda tem um solo de guitarra característico dele, dando vazão a voz rouca e rasgada de Chris Cornell. Curiosidade: A mansão em que o clipe foi gravado, já foi morada e estúdio de Jimmy Hendrix.

47

03 - Limp Bizkit - Take a Look Around (2000)

youtube embed goes here!

O maior sucesso do Limp Bizkit, tema do filme "Missão Impossível 2" - Desbancando uma música do Metallica!! - E hit que explodiu nas rádios no início da década e elevou o Limp Bizkit ao estrelato. O riff inicial é inesquecível e a melodia de toda a música é derivada da canção tema do filme, o que criou uma relação interessante, já que é impossível pensar no filme sem lembrar da música, e vice e versa.
O clipe passava a todo instante na MTV, porém, dizem que Fred Durst não gostou do vídeo - dirigido por ele mesmo - e isso parece se comprovar pelo fato de que a banda decidiu lançar o vídeo só em vários mercados fora dos Estados Unidos, principalmente na Europa. Ele não está disponível em qualquer DVD de Missão Impossível 2, ou no DVD da banda Greatest Videoz. Esquisito né?

48

02 - Linkin Park – In the End (2000)

youtube embed goes here!

Aqui é o exemplo perfeito de banda que surgiu na hora certa e no momento certo. Como esquecer do debut do Linkin Park?! o primeiro disco, "Hybrid Theory", foi um estouro! A escola toda comprou camisetas da bandas, foi uma coisa impressionante. Um rock "pesado" que você podia ouvir em casa, com um dois vocalistas diferentes mas que se complementavam com uma química impressionante entre rap e rock. Topo das paradas em diversos países e responsável por colocar o Nu metal de volta ao jogo. Chester tinha um quê de Korn, e Shinoda representava o rap que estava forte nos EUA no início da década. A banda era amada por fãs de ambos os gêneros.
Em 2003, Linkin Park foi nomeada pela MTV2 a sexta maior banda da era de videoclipes e a terceira melhor do novo milênio atrás de Oasis e Coldplay. Após o disco de estréia, tudo o que o Linkin Park lançou foi sucesso de vendas e topo das paradas. Inclusive, quando se encontraram com um certo Jay-Z...

49

01 - System Of A Down - Chop Suey! (2001)

youtube embed goes here!

Mas não tem jeito. Em termos de relevância para a época, o System Of A Down era o contrário do que os jovens mais "rebeldes" não queriam ver na MTV. Uma raiva pura! Com a paranoia terrorista que emanava sobre os EUA após o 11/9, os incidentes de garotos abrindo fogo em escolas nos EUA e o início crescente da crise dos refugiados com a guerra no Oriente Médio em curso, o System Of A Down era a trilha sonora de tudo aquilo.
o título inicial da música seria "Suicide", visto que a letra fala abertamente sobre o tema. A música chegou ao topo das paradas no fatídico 11/9, mesmo sendo banida das rádios americanas por sua letra, porem o clipe passava a toda hora na MTV. Se o Linkin Park era a banda que o pais americanos deixavam os filhos ouvirem em casa, com o System eu imagino que não foi assim tão fácil.
System Of A Down chamou a atenção dos apreciadores de todos os sub-gêneros dentro do Rock, visto que a banda já abriu shows para grupos como Slayer e Sepultura. Ora pesado, ora melódico e com o vocal único de Serj Tankian, a banda explodiu com suas letras críticas e políticas. A banda de origem Armênia, porem formada na Califórnia, é a representação perfeita do Rock N Roll dos anos 2000 em muitas listas que você ver por aí. Muito se deve a sua sonoridade, a sua relevância, e o impacto que causou na época, seja no mainstream, seja no underground.
Daí em diante, a banda lançaria o disco "Steal this Album" com músicas que haviam sido lançadas na internet - o nome do disco é uma referência aos downloads ilegais que estavam no auge na época. Entre as faixa, o hit "Boom!" que mostrava no clipe uma marcha de americanos contra a guerra no iraque e deixava claro o posicionamento da banda contra a guerra.

These are 10 of the World CRAZIEST Ice Cream Flavors
Created by Tal Garner
On Nov 18, 2021