Os melhores lutadores por categoria de peso da história do MMA
Os melhores lutadores por categoria de peso da história do MMA
Do peso pesado masculino ao átomo feminino, listamos os reis e rainhas de cada categoria de peso da história do MMA
Do peso pesado masculino ao átomo feminino, listamos os reis e rainhas de cada categoria de peso da história do MMA

Peso Pesado: Fedor Emelianenko
Talvez se Cain Velasquez não tivesse se machucado tanto, o número um dessa lista fosse outro. Mas como o "se" não entra no ringue, o Último Imperador ainda lidera os pesados. Invicto por quase 10 anos, Fedor não teve uma carreira de sucesso no MMA ocidental, mas o cinturão do PRIDE e os cinco campeões do UFC batidos ainda o garantem na ponta.
Peso Meio-Pesado: Jon Jones
Essa foi a mais fácil. Jones não é apenas o melhor meio-pesado da história. Na minha opinião, estamos falando do melhor lutador que o MMA já viu. Com uma carreira invejável, cuja única derrota tendo ocorrido por desclassificação, Jon Jones transformou a outrora melhor divisão do MMA em terra arrasada, trazendo à mesa novas ferramentas a cada luta. Não fossem as trapalhadas cometidas fora do octógono e Jonny Bones empurraria o limite para longe.
Peso Médio: Anderson Silva
Esqueça que ele não vence uma luta há mais de quatro anos (ou quatro e meio na categoria). Esqueça alguns papelões, o doping (bem, isso não devemos esquecer). Anderson Silva é o mais dominante campeão da história do UFC, dono de vários recordes, especialmente os de defesas e vitórias consecutivas na maior organização mundial, e protagonista de alguns dos momentos mais espetaculares e emblemáticos da história do esporte.
Peso Meio-Médio: Georges St. Pierre
Um sujeito que nunca foi o melhor em nenhum aspecto e mesmo assim ter conquistado o que ele conquistou não é qualquer um. Georges St. Pierre provavelmente é o lutador com menos furos no jogo na história do MMA e talvez o que melhor dominou a essência da luta: as transições. E ainda saiu de cena ostentando o cinturão que defendeu por nove oportunidades, de 2007 a 2013.
Peso Leve: BJ Penn
Ah, se BJ Penn tivesse a responsabilidade e o profissionalismo de GSP. Ah, se BJ Penn ficasse focado apenas no peso leve. Ah, se ele não tivesse metido o pé quando era campeão. Bem, se isso tudo tivesse ocorrido, não teríamos aqui o segundo homem a conquistar o cinturão do UFC em duas categorias. Nos bons tempos, Penn era talento puro.
Peso Pena: José Aldo
Invicto por quase 10 anos. Campeão do WEC e do UFC. Venceu praticamente todos os monstros que estiveram à sua frente. O mais dominante campeão das categorias mais leves e integrante do top 5 peso por peso da história do MMA. Originado no jiu-jítsu e que se notabilizou pelo muay thai e wrestling defensivo. José Aldo perdeu o cinturão de modo brutal, mas não perdeu a majestade entre os pesos penas.
Peso Galo: Dominick Cruz
Onde estaria Dominick Cruz se não tivesse perdido quatro anos de seu apogeu físico? Provavelmente estaria no bolo de Fedor, Anderson, Jones, GSP e Aldo como um dos melhores de todos os tempos. Dono de uma movimentação inigualável e mestre na arte das transições, o Dominator redefiniu o conceito de ferrugem ao retornar de uma longa inatividade como se nunca tivesse parado.
Peso Mosca: Demetrious Johnson
De lutador burocrático ao número um peso por peso da atualidade. Demetrious Johnson é o único campeão peso mosca que o UFC conheceu e está a uma vitória de igualar o lendário recorde de defesas de Anderson Silva. O Mighty Mouse varreu a categoria e já começou a segunda volta. No cenário atual, pará-lo sem entrar armado parece quase impossível.
Peso Pena Feminino: Cristiane Cyborg
Deixe de lado o fato de a categoria ser a mais rasa e desprovida de talento em todo o MMA. Cristiane Cyborg tem qualidade para ter se tornado a mais destruidora da história do MMA feminino, a ponto de praticamente fazer o UFC criar uma nova categoria. Ela jamais poderia se aposentar sem o cinturão mais importante do esporte. O ano de 2017 pode ser histórico por causa disso.
Peso Galo Feminino: Ronda Rousey
Falando em lutadores dominantes, nenhuma mulher até agora chegou perto de Ronda Rousey no UFC. Dona de duas das mais rápidas defesas de cinturão da história, enfileirando uma quantidade absurda de vitórias no primeiro round, Rowdy ainda faz o MMA ultrapassar a fronteira do mainstream como ninguém fez até hoje.
Peso Mosca Feminino: Barb Honchak
Não foi fácil decidir entre Barb Honchak e Jessica Eye numa categoria que, de tão povoada, vive perdendo lutadoras para o peso galo e o palha. Apesar de Eye ter vencido o confronto direto no amadorismo, Barb alcançou mais glórias no profissional, tornando-se campeã do Invicta - a segunda mais dominante da história -, sem perder por quatro anos, com vitórias sobre vários nomes de peso.
Peso Palha: Megumi Fujii
Você pode estar reclamando a falta de Joanna Jedrzejczyk nesta posição. A polonesa campeã do UFC parece caminhar nesta direção, mas o posto de melhor peso palha de todos os tempos ainda é de Megumi Fujii. A Mega Megu se manteve invicta nas 22 primeiras lutas da carreira até ser assaltada no Bellator. Depois, sofreu mais duas derrotas para a então número um do mundo, mas isso só aconteceu quando a japonesa já tinha 38 anos de idade.
Peso Átomo: Yuka Tsuji
Sete anos invicta, com um caminhão de vitórias por submissão e alguns cinturões na conta. A "Rainha do Vale Tudo" só veio perder a majestade depois dos 35. Wrestler explosiva e excelente grappler, Yuka Tsuji fez história na categoria mais leve do MMA conquistando cinturões nas duas extremidades da década passada.