É ou não é? Entenda a polêmica dos títulos mundiais de clubes

Fifa diz que Corinthians, em 2000, é oficialmente o primeiro campeão mundial. Mas declarações e comunicados da entidade nos últimos anos deram margem a várias interpretações. Conheça a história dos torneios, as posições da Fifa e dê sua opinião!

Globoesporte.com
Criado por Globoesporte.com (User Generated Content*)User Generated Content is not posted by anyone affiliated with, or on behalf of, Playbuzz.com.
em 28 de jan. de 2017
Help Translate This Item

A posição atual da Fifa

O assunto voltou à tona na última sexta, quando a Fifa divulgou uma nova nota oficial sobre o tema. Após vários comunicados com interpretações dúbias recentemente, a entidade foi bem clara no último parágrafo: só considera de forma oficial como "campeões do mundo" os times que venceram a Copa do Mundo de Clubes Fifa, organizada em 2000, no Brasil, e anualmente desde 2005, com Japão, Emirados Árabes e Marrocos como sedes.

Confira o texto:

“Na reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes a nível mundial e a Sociedade Esportiva Palmeiras como a vencedora.

A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de se estabelecer competições de clubes em nível mundial através da história. Esse é o caso dos torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, tais como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental.

No entanto, só em 2000 a Fifa organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realizou anualmente a partir de 2005, são os considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais.”

Como tudo começou

Em 1951, o Palmeiras venceu a Copa Rio, torneio que teve a participação ainda de Vasco, Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Áustria Vienna (Áustria), Nacional (Uruguai), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Nice (França). No ano seguinte, foi a vez do Fluminense ficar com o título contra Corinthians, Peñarol (Uruguai), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Saardbrucken (Alemanha), Sporting e Áustria Vienna. A imprensa da época tratou os vencedores como "campeões mundiais" (acima, a primeira página do jornal "Gazeta Esportiva" celebrando a taça do Verdão).

Duelo América do Sul x Europa

Em 1960, os campeões da América (Libertadores) e Europa (Copa dos Campeões) passaram a fazer jogos de ida e volta para definir o campeão da Copa Intercontinental. A fórmula valeu até 1979 e só um brasileiro conseguiu o título: o Santos de Pelé venceu Benfica e Milan em 1962 e 1963, respectivamente. Em 1976, o Cruzeiro perdeu para o Bayern de Munique. O Peixe chegou a exibir em sua camisa a inscrição "Bi Mundial" além das duas estrelas amarelas acima do escudo que representam as conquistas.

"Projeto Tóquio"

A partir de 1980, a Copa Intercontinental ganhou patrocínio da empresa Toyota e a decisão entre europeus e sul-americanos passou a ser disputada em jogo único, no Japão. O "Projeto Tóquio" virou uma obsessão dos clubes brasileiros e o primeiro campeão foi o Flamengo, em 1981, contra o Liverpool. Em 1983, o Grêmio bateu o Hamburgo e ficou com a taça. Na transmissão desta partida é possível ver o nome da Fifa em uma placa ao lado de Uefa e Conmebol, como se fizesse parte da organização - argumento usado por gremistas para defender a representatividade do título. Depois disso, só o São Paulo de Telê Santana foi bi em 1992 e 1993, derrubando Barcelona e Milan.

Fifa entra na história

Como os torneios anteriores só tinham representantes de América do Sul e Europa, a Fifa fez sua primeira tentativa de organizar um Mundial oficial em 2000, no Brasil. Corinthians e Vasco representaram o país-sede e equipes de todos os continentes estiveram presentes: Real Madrid (Espanha), Manchester United (Inglaterra), Necaxa (México), Raja Casablanca (Marrocos), Al Nasr (Arábia Saudita) e South Melbourne (Austrália). Na final brasileira no Maracanã, o Timão bateu os cariocas nos pênaltis e tornou-se o primeiro campeão mundial da Fifa.

Um ano, dois campeões?

Apesar do torneio da Fifa no Brasil em janeiro, a Toyota manteve a partida entre os campeões da Europa e da América do Sul em dezembro: o Boca Juniors bateu o Real Madrid e ficou com a taça, considerando-se também campeão mundial de 2000 (foto). A Fifa ficou quatro anos sem organizar o seu campeonato, enquanto os japoneses continuaram vendo os craques em campo no fim do ano (em 2002, Tóquio foi substituída por Yokohama como palco da decisão). Bayern de Munique, Real Madrid, Boca e Porto conquistam a Copa Intercontinental neste período.

A nova era dos Mundiais

A história mudou em 2005. A Fifa fez acordo com a Toyota, que passou a patrocinar a Copa do Mundo de Clubes Fifa, segundo torneio oficial organizado pela entidade com times de todos os continentes - era o fim da Copa Intercontinental. O São Paulo bateu o Liverpool na final, em Yokohama, e tornou-se o segundo campeão da entidade. No ano seguinte, o Internacional manteve a hegemonia brasileira ao bater o poderoso Barcelona de Ronaldinho.

Nos livros da Fifa, o Corinthians é o primeiro campeão do mundo. Tivemos alguns problemas, o torneio ficou um tempo sem ser disputado, mas podem ter certeza de que consideramos o Corinthians como primeiro campeão mundial"

Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa

17 de dezembro de 2006

Fifa oficializa Copa Rio, mas muda de ideia

Em 2001, o Palmeiras começou a levantar um dossiê para convencer a Fifa que a Copa Rio de 1951 havia sido um torneio com caráter oficial. Em março de 2007, a CBF recebeu um fax assinado por Urs Linsi, então secretário-geral da Fifa, reconhecendo o campeonato como primeiro Mundial de Clubes e afirmando que a entidade presidida por Ricardo Teixeira deveria entrar em contato com o Palmeiras para oficializar a decisão. A notícia foi muito comemorada pelo Verdão, mas durou pouco: um mês depois, a Fifa divulgou um comunicado informando que o caso ainda estava em estudo e que a decisão seria anunciada em breve pelo Comitê Executivo.

O Comitê Executivo tomou neste sábado a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians"

Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa

15 de dezembro de 2007

Títulos fora do site oficial

Na página dedicada ao Palmeiras no site oficial da Fifa, em 2013, a Copa Rio não constava nem na relação dos principais títulos da história do clube. Já na do Flamengo, por exemplo, a Copa Intercontinental não era tratada como um Mundial. Até hoje, a página dedicada ao histórico do Mundial de Clubes no site da Fifa conta apenas com as edições de 2000, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 - as organizadas pela entidade.

Os que venceram a Copa Toyota e a Copa Intercontinental são campeões. Mudar a fórmula é normal, aconteceu muitas vezes mesmo com a Copa do Mundo. O importante é que uma competição sempre deixa um campeão, e isso fica para a história"

Jérôme Valcke, ex-secretário-geral da Fifa

11 de dezembro de 2013

Blatter reconhece Palmeiras campeão...

No dia 9 de agosto de 2014, Joseph Blatter reacendeu a polêmica ao reconhecer, em entrevista ao "Estao de S. Paulo" que o Palmeiras poderia se considerar campeão mundial por causa da Copa Rio de 1951:

- O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes. Naquela época (anos 50), eles foram os campeões. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano - disse Joseph Blatter.

... Mas Fifa muda o tom e fala em "nível mundial"

Três dias depois da declaração de Blatter, a assessoria de imprensa da Fifa divulgou uma nota oficial mudando o tom. Esse comunicado é uma das razões da polêmica ter sido alimentada até hoje, pois não diz claramente se a entidade considerava a Copa Rio com o mesmo peso do Mundial organizado a partir de 2000:

"Na reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes a nível mundial e a Sociedade Esportiva Palmeiras como a vencedora.

No que diz respeito à Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a primeira edição do torneio foi disputada em 2000 e seu vencedor foi o Corinthians".

Palmeirense, ministro entra na jogada

Em 21 de novembro de 2014, Aldo Rebelo, ex-ministro do Esporte e palmeirense declarado, afirmou ter recebido uma confirmação da Fifa de que o Comitê Executivo havia aprovado o reconhecimento da Copa Rio de 1951 como primeiro Mundial de Clubes. A notícia foi publicada no site do Ministério do Esporte e comemorada pelos palmeirenses.

A decisão da Fifa homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo"

Aldo Rebelo, ex-ministro do Esporte

21 de novembro de 2014

Tradução gera interpretações diferentes

No final de 2015, o assunto voltou às páginas esportivas da imprensa brasileira com um novo comunicado da Fifa. E gerou mais dúvidas: ao usar a expressão "worldwide club competition", a entidade provocou interpretações diferentes de acordo com a tradução usada. Alguns veículos apontaram a frase como reconhecimento de um título mundial, enquanto outros afirmaram que tratava-se da mesma informação da nota de agosto de 2014 ("nível mundial").

A íntegra, em inglês (em português, a tradução seria idêntica ao primeiro parágrafo do comunicado de 2014):

"At its meeting in Sao Paulo on 7 June 2014 the FIFA Executive Committee agreed to the request presented by CBF to acknowledge the 1951 tournament between European and South American clubs as the first worldwide club competition and Palmeiras Football Club as its winner."

No Instagram, Fifa anima palmeirenses

instagram embed goes here!

No aniversário de 65 anos da Copa Rio, o perfil oficial da Copa do Mundo Fifa fez um post parabenizando o Palmeiras. E o texto animou os torcedores ao usar a expressão, em inglês, "first intercontinental world club champions" (algo como "primeiro campeão intercontinental mundial de clubes). Foi o mais perto que a entidade chegou de "campeão mundial" ao referir-se ao torneio de 1951.

Real Madrid: nem aí para a Fifa

Engana-se quem pensa que só os clubes brasileiros contam as conquistas da Copa Intercontinental como título mundial. Ao noticiar em seu site oficial a vitória sobre o Kashima Antlers no ano passado, o Real Madrid comemorou o penta, levando em consideração as conquistas de 1960, 1998 e 2002, além de 2014 e 2016. Uma razão especial motivou a festa: o time merengue bateu o Milan como maior vencedor de "troféus intercontinentais" (os italianos têm quatro).

O fim das respostas políticas

Na última sexta, dia 27 de janeiro, a Fifa encerrou as respostas políticas em seus comunicados e falou claramente que somente os vencedores dos Mundiais de 2000 e anualmente a partir de 2005 são "oficialmente considerados campeões do mundo de clubes".

Você acha que as Copas Rio e Intercontinental deveriam ser oficializadas como Mundial?

Calculating results

Os "excluídos" da Fifa

Os campeões mundiais da Fifa

These are 10 of the World CRAZIEST Ice Cream Flavors
Created by Tal Garner
On Nov 18, 2021