TESTE: Qual é o perfil do seu relógio biológico: golfinho, leão, lobo ou urso?

O psicólogo clínico Michael Breus, oferece um teste para que os leitores descubram qual é o seu perfil de acordo com o relógio biológico, baseados no comportamento de quatro animais: o golfinho, o leão, o lobo e o urso. O autor, conhecido nos Estados Unidos como o "Doutor Sono", defende que cada indivíduo tem um "cronotipo". Faça o teste

A Gazeta
Created By A Gazeta
On 2017 M02 23

Se você não tivesse nada para fazer no dia seguinte e se permitisse dormir pelo tempo que quisesse, a que horas você acordaria?

Quando precisa acordar em determinado horário, você usa o despertador?

A que horas você acorda nos fins de semana?

Como você lida com o jet leg?

Qual é sua refeição favorita? (Pense mais na hora do dia do que no cardápio.)

Se pudesse voltar no tempo e prestar vestibular de novo, em que horário preferiria começar a prova para ter foco e concentração máxima (e não apenas acabar logo de uma vez)?

Se pudesse escolher qualquer horário do dia para praticar um exercício intenso, qual seria?

Quando você está mais alerta?

Se pudesse escolher uma jornada de trabalho de cinco horas, qual bloco de horas consecutivas você preferiria?

Você considera que...

Você cochila?

Se tivesse de fazer duas horas de trabalho físico árduo, como mudar móveis de lugar ou cortar lenha, em que horário escolheria fazer isso para ter eficiência e segurança máxima (e não apenas para acabar logo de uma vez)?

Em relação a sua saúde geral , qual afirmação combina mais com você?

Qual é seu nível de conforto em correr riscos?

Você se considera:

Como você se caracterizaria enquanto estudante?

Quando acorda de manhã, você está...

Como você definiria seu apetite na primeira meia hora depois que acorda?

Com que frequência você sofre com sintomas de insônia?

Como você descreveria sua satisfação geral com a vida?

Leão

Leão

(de 15% a 20% da população): Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.

Lobo

Lobo

(de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas da manhã, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às sete horas da noite e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulssivos, pessimistas e criativos.

Urso

Urso

(50% da população): Acordam depois de apertar o botão de soneca uma ou duas vezes, começam a se sentir menos cansados do meio até o final da tarde e dormem profundamente, mas não tanto quanto gostariam. São mais alertas entre o meio da manhã e o começo da tarde e mais produtivos no fim da manhã. Geralmente são simpáticos e descontraídos.