Monumentos do ES
Monumentos do ES
O Convento da Penha é um monumento arquitetônico bastante famoso. Mas existem diversos outros, e de diferente tipos, espalhados pelo Espírito Santo? Eles trazem um pouco da história do nosso Estado. Conheça 15 que selecionamos
O Convento da Penha é um monumento arquitetônico bastante famoso. Mas existem diversos outros, e de diferente tipos, espalhados pelo Espírito Santo? Eles trazem um pouco da história do nosso Estado. Conheça 15 que selecionamos

Estátua Chico Prego, em Serra
A obra é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída pelo artista Tute, com recursos oriundos da lei de incentivo cultural da Serra.
Onde fica: Praça Almirante Tamandaré, Serra-Sede
Cristo, em Colatina
Foi inaugurado pela Prefeitura em 1975 no bairro Cristo Redentor, hoje Bela Vista, na região central da cidade, na administração do então prefeito Paulo Stefenoni. Construída pelo arquiteto, desenhista, pintor e escultor autodidata, Antonio Francisco Moreira, foi considerada na época a segunda maior estátua do Brasil, ficando atrás apenas da do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Perde para a do Rio em apenas 2,5 metros. A sua construção foi iniciada em 1974. Tem altura total de 35,5 metros, a altura da estátua é de 20 metros, o pedestal mede 15,5 metros, o comprimento das mãos tem 1,80 metro e a largura de braço a braço é de 40 metros.
Onde fica: Bela Vista, Colatina
Busto Almirante Tamandaré
O busto homenageia Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, conhecido como o patrono da Marinha de guerra do Brasil. Assim, sua estátua fica na Prainha, próximo a Escola de Aprendizes Marinheiros. O dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como Dia do Marinheiro.
Onde fica: Praça Almirante Tamandaré, na Prainha, em Vila Velha
Monumento aos Tropeiros
Construído em 2011 e hoje um símbolo do município, o Monumento aos Tropeiros é formado por oito figuras de animais, carregados com balaios , bolsas e caixas e duas figuras humanas, um cavaleiro e um toleteiro/tocador, em tamanho real, remontando uma tropa.
Onde fica: Em um dos canteiros centrais, em área urbana, na BR 262, em Ibatiba
Monumento ao Trabalho
Feito de bronze e assentado em uma grande base de granito cinza, de autoria de Euclydes Fonseca. Representa a figura de um trabalhador braçal, de dorso nu, com um martelo de cavouqueiro na mão direita, numa atitude de quem bate num piquete que segura com a mão esquerda trabalhando numa rocha.
Onde fica: Praça Ubaldo Ramalhete, Centro Histórico, Vitória
Estátua de José de Anchieta
Estátua em homenagem ao Beato José de Anchieta, jesuíta espanhol nascido em Tenerife, nas ilhas Canárias. O “Apóstolo do Brasil“, foi beatificado pelo Papa João Paulo II e canonizado pelo Papa Francisco, no dia 3 de abril de 2014. A estátua é de 2011 e substitui a estátua instalada em 1997, alusiva ao IV Centenário.
Onde fica: Avenida Carlos Lindemberg, Centro, Anchieta
Estátua de Domingos Martins
Obra foi encomendada, em 1915, ao escultor José Otávio Correia Lima (1878 – 1974). O busto perpetua a ação corajosa e altruísta do personagem histórico no exato momento em que se posicionou frente aos executores, inspirado nas figuras da República francesa. Atrás do busto de Domingos Martins posiciona-se uma alegoria feminina, que representa ao mesmo tempo a liberdade, a pátria e a humanidade (o que explica sua proporção avantajada, em relação ao busto do revolucionário).
Onde fica: Praça João Clímaco, 38, no Centro Histórico de Vitória - próximo ao Palácio Anchieta
Antigo farol
Construída pela Marinha, oficialmente chamado de Farol do Rio Doce, a estrutura foi instalada em Regência no dia 15 de novembro de 1895, do lado Norte da praia, que fica próximo a Povoação e, em 1907, transferido para o lado Sul, que fica em Regência, onde se encontra até hoje. O Antigo Farol de Regência têm 30 metros de altura, lentes refletoras e mecanismos de iluminação, que sinalizavam para embarcações situadas em uma área de até 17 milhas da costa. Em 1998, o monumento foi tombado pelo Governo do Estado.
Onde fica: Rua Espírito Santo, Regência, Linhares
Locomotiva
Um dos atrativos de Viana é a Estação Ferroviária, que foi inaugurada em 1895 ostentando o status de ser primeira construída ao longo da via que ligava, pelos trilhos, Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. Próximo à estação, está à mostra a locomotiva a vapor 62, fabricada em 1917, originalmente pertencida ao Exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. A máquina foi adquirida pelo município capixaba em 2006.
Onde fica: R. Cel. Viêira Pímentel, 118-186, Centro, Viana
Monumento ao Imigrante
O Monumento ao Imigrante de Santa Leopoldina foi erguido em homenagem aos primeiros imigrantes. Com projeto do arquiteto Dr. Hélio Viana, ele tem em seu topo uma grande cruz de cimento armado, que foi o emblema que deu coragem ao imigrante para enfrentar os problemas em seu percurso e na sua chegada.
Onde fica: No Centro de Santa Leopoldina
Marlim
O monumento foi criado, em 1998, para homenagear e ser tornar um marco da pesca do maior Marlim-Azul do Mundo. Ele foi pescado pelo empresário Paulo Amorim, que trouxe visibilidade internacional à cidade quando retirou das águas do município, um Marlin de 636 quilos, que de acordo com a prefeitura é um recorde internacional. A estátua foi feita pelo italiano Juliano Filippi. De acordo com Juliano desde sua inauguração, em ele já fez cerca de 10 intervenções na obra.
Onde fica: Praia do Morro, em Guarapari
Monumento ao Colono Imigrante
Localizada em Domingos Martins, a estátua foi construída em 1954 pelo escultor europeu Carlo Crepaz para homenagear os colonos alemães. Nas laterais e na parte de trás da base do monumento possuem placas de metal com brasões e desenhos gravados em sua face.
Onde fica: Praça Dr. Arthur Gerhardt - Av. Presidente Vargas, Sede, Domingos Martins
Monumento à comunidade Negra
Representando uma casaca, instrumento musical típico do Congo, o monumento, de autoria de Ireneu Ribeiro, é um reconhecimento a importante contribuição do povo afrodescendente em favor do desenvolvimento e da cultura capixabas. Foi inaugurado em 2006.
Onde fica: Av. Américo Buaiz, em frente a Assembleia Legislativa, Vitória, ES - Ver no mapa
Estátua de Roberto Carlos
Uma escultura de 1,72 metros do cantor Roberto Carlos integra o corredor cultural Rei, na área central de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A obra foi feita em 2015 pela artista plástica Ângella Borelli e doada para o município. Ela trabalhou 1.188 dias e gastou cerca de 6 mil horas na escultura, toda feita em mármore branco.
Onde fica: Praça Pedro Cuevas Junior, Centro, Cachoeiro de Itapemirim
Monumento ao Imigrante Pomerano
A cidade mais Pomerana do Brasil, possui um belo cartão postal que vale a pena ser visitado. O monumento Pomerano foi construído e inaugurado em homenagem aos 150 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo. Hoje o monumento é parada obrigatória para os turistas, moradores e demais interessados que registram sua passagem pelo local e levam uma recordação da cidade.
Onde fica: Praça do Imigrante Pomerando, em Santa Maria de Jetibá