É Você um narcisista?
É Você um narcisista?
Test do Dr Craig Malkin (Rethinking_Narcisism)
Test do Dr Craig Malkin (Rethinking_Narcisism)

Você se sente incomodado com elogios
Você se irrita quando alguém passa na sua frente cheio de si
Perdi oportunidades porque ficava sem graça de indicar a mim mesmo para uma posição (por exemplo, para conseguir uma promoção no trabalho)
Às vezes não levo minhas ideias à frente porque acho que as de outra pessoa podem ser melhores
Normalmente não concordo com as opiniões dos outros
Eu me preocupo com o que os outros pensam de mim
Não estou certo do que quero ou preciso nas relações pessoais
Quando as pessoas me perguntam sobre minhas preferências não sei o que responder
Eu me culpo quando as coisas saem mal em um relacionamento
Eu me desculpo com muita frequência
Tenho muita autoestima, mas sou capaz de empatia
Mantenho minhas tarefas, mesmo quando estão complicadas
Eu me sinto muito mais orgulhoso de minhas metas quando me esforcei muito para consegui-las
Reconheço minhas limitações sem me sentir mal sobre mim mesmo
Gosto de reconhecer meus erros e isso melhora a situação
Acho que as duas partes de um casal contribuem para o êxito ou o fracasso da relação
Posso controlar-me quando as pessoas me dizem que estou ficando arrogante
Gosto de sonhar grande, mas não à custa de minhas relações pessoais
Gosto mais de dar do que receber
Aconteça o que acontecer confio em mim
Secretamente acho que sou melhor que os outros
Eu me irrito muito quando me criticam
Sou muito bom em muitas coisas se comparado com outras pessoas
DÉFICIT DE NARCISISMO
DÉFICIT DE NARCISISMO
As pessoas com déficit de narcisismo tendem a ter uma baixa autoestima e se submetem, bem como suas necessidades, aos desejos e necessidades de seu par. Além disso, também consideram que não são o suficiente para enfrentar as situações que surgem. Exprimem-se tanto para dar como para receber apoio emocional. As pessoas com déficit de narcisismo também costumam ser mais pessimistas e modestas, sentem-se ansiosas, depressivas e são frágeis emocionalmente.
As duas frases do teste que definem melhor essas pessoas são: “Não estou certo do que quero ou preciso nas relações pessoais” e “Quando as pessoas me perguntam sobre minhas preferências não sei o que responder”.
NARCISISMO SAUDÁVEL
NARCISISMO SAUDÁVEL
As pessoas com nível médio de narcisismo, ou um narcisismo saudável, costumam ser mais calmas, otimistas e animadas. Além disso, apresentam elevada autoestima. Esta classe de pessoas costuma se sobressair por ser capaz de dar e receber apoio sentimental de um jeito normal. Costumam ser pessoas que se sentem úteis e têm objetivos na vida. São disciplinadas. Gostam de manter proximidade com outras pessoas e com a intimidade emocional, e também tendem a confiar nos que a cercam. Sentem que têm o que merecem, mas não de um modo exagerado.
As pessoas com um nível normal de narcisismo não só veem a si mesmas como melhores do que as outras, como também acham que seus parceiros são melhores que o resto. Veem a si mesmas e às pessoas de quem gostam sob óculos cor de rosa. As perguntas do teste que melhor as definem são: “Gosto de sonhar grande, mas não à custa de minhas relações pessoais” e “Posso controlar-me quando as pessoas me dizem que estou ficando arrogante”
NARCISISMO EXTREMO
NARCISISMO EXTREMO
As pessoas com narcisismo extremo tendem a ter uma autoestima que flutua e lutam para serem capazes de dar e receber apoio emocional. Os narcisistas extremos veem a si mesmos como melhores que seus parceiros sentimentais e que o restante das pessoas. Normalmente são pessoas que tendem a discutir, não são acostumadas a cooperar e são egoístas. Além disso, parecem incapazes de sentir emoções que não sejam de irritação. As pessoas com um nível de narcisismo acima do normal também costumam ter problemas no trabalho.
As perguntas do teste que mais a identificam são: “Secretamente acho que sou melhor que os outros” e “Nunca estarei satisfeito até receber o que acho que mereço”. As pessoas com um elevado nível de narcisismo costumam parecer mais saudáveis do que as que têm níveis baixos, já que, por exemplo, costumam ser muito otimistas e parecem encantadas com suas vidas e, claro, consigo mesmas. Costumam ser menos ansiosas e depressivas que as pessoas com um nível baixo de narcisismo. O ego destas pessoas é frágil e fácil de desmoronar. Costumam se proteger vangloriando-se de suas qualidades ou culpando os outros quando sua imagem está em perigo. Suas relações pessoas sofrem por causa de seu jeito de se aproximar do outro: de um modo irritado e sem se preocupar com os demais.