#TOP5: Dicas sobre o uso de filtro solar no Verão

Muita gente só se lembra dele no verão, mas o fato é que o Filtro Solar deve ser usado o ano todo para proteger a pele. Abaixo, confira cinco dicas sobre o uso de filtro solar no Verão:

Wander Veroni
Criado por Wander Veroni
em Jan 11, 2015
1

Filtro solar antes de ir ao sol

Passe o filtro solar 30 minutos antes de ir à praia ou piscina, ainda sem vestir a roupa de banho, de preferência em casa ou no vestiário. Em último caso, espere na sombra antes de se expor ao sol para o protetor fazer efeito. Cuidado: fique atento a validade do produto e ao modo como o armazena.

2

Filtro Solar na água

Cada vez que sair da água, se enxugue com uma toalha e retoque o filtro solar. Para quem não gosta da versão creme do protetor, existem vários tipos, como os de spray, aerosol, mousse, pó, gel e loção. Basta encontrar o ideal para a sua pele e mantê-la protegida diariamente.

3

Filtro Solar e atividade física

Se estiver praticando alguma atividade física sob o sol, retoque o filtro solar a cada duas horas. Além disso, o uso de boné, viseiras e óculos escuros com lentes que bloqueiem os raios ultravioletas são essenciais para quem fica muito tempo no sol. Mas, atenção: evite tomar sol de entre 10h e 16h, quando é grande a incidência dos raios ultravioleta.

4

Filtro Solar no Corpo

Todo o corpo deve receber filtro solar. Muitas pessoas protegem somente o rosto porque querem evitar que a pele fique com um aspecto envelhecido. Para cada membro do corpo, tórax e abdômen, utilize mais ou menos uma colher de sobremesa de filtro solar. Metade dessa quantia no rosto, orelhas e pescoço. Em geral, uma camada de filtro solar é capaz de proteger a pele por duas horas.

5

Roupas protegem do sol

As roupas podem proporcionar um barreira contra a radiação ultravioleta, principalmente os tecidos de poliéster, muito usado por surfistas, por exemplo. O poliéster tem maior proteção aos raios solares, se compararmos com os tecidos de algodão, mais indicados no verão por proporcionar uma melhor ventilação. Mas atenção: bermudas e trajes de banho devem ser retirados assim que possível, pois a roupa molhada favorece o aparecimento de micose. Caso queira inovar, existem lojas que vendem roupas com tecido com altíssimo Fator de Proteção Ultravioleta (FPU).