#TOP5: Apps de mensagens instantâneas para substituir o WhatsApp

Depois que o WhatsApp correu o risco de ser suspenso no Brasil, muitos internautas começaram a buscar alternativas de aplicativos de mensagens instantâneas gratuitos. Então, a partir disso, listamos cinco dicas de aplicativos de mensagens instantâneas gratuitos. Acompanhe:

Wander Veroni
Criado por Wander Veroni
em Feb 28, 2015
1

Hangouts

Filhote da Google Inc., o Hangouts é uma evolução do antigo GTalk. Permite que os usuários que tenham uma Conta Google, no Gmail ou no Google Plus, por exemplo, possam trocar mensagens de forma instantânea pela web e, até mesmo, compartilhar fotos e arquivos. O mais bacana do Hangouts é que ele faz chamada de vídeo e de áudio, além de permitir conversas em grupo. Também realiza com eficácia transmissão online no formato de videoconferência. Funciona tanto para computador, quanto para celular smartphone ou tablet.

2

Facebook Messenger

Devido o sucesso da versão móbile do Facebook, os desenvolvedores da rede social resolveram criar um aplicativo à parte para as conversas privadas inbox. Então, se você tem o aplicativo do Facebook e quiser conversar de forma privada com um amigo ou ver uma mensagem inbox deverá baixar o aplicativo do Facebook Messenger. A maior praticidade deste aplicativo é que ele não precisa ser vinculado ao um número de telefone: basta ser um usuário do Facebook.

3

Viber

Concorrente direto do WhatsApp, o Viber permite que os usuários troquem mensagens de texto, façam ligações e chamadas em vídeo com qualidade HD utilizando Wi-Fi ou 3G. No Brasil, o Viber convidou blogueiros, YouTubers e influenciadores digitais para criar grupos de discussão no aplicativo – o que não deixa de ser uma estratégia para popularizar a ferramenta.

4

Telegram

Uma das maiores vantagens do Telegram é que o dispositivo sincroniza todas as mensagens e dados do usuário com outras plataformas, além de ter a função autodestrutiva para chats secretos, assim como Snapchat. Dos mensageiros instantâneos gratuitos é o que possui um dos níveis mais altos de segurança, além de permitir que desenvolvedores possam melhorar o serviço ou criar versões adaptadas a cada realidade de uso. Outro recurso interessante é que você pode compartilhar mensagens com arquivos anexados em qualquer formato (.doc, .zip, .pdf, .mp3, .avi, .jpg, etc), além de grupos com até 200 pessoas.

5

Zapzap

Criado pelo desenvolvedor paraense Erick Costa, de 33 anos, o ZapZap nasceu a partir do popular apelido do WhatsApp aqui no Brasil. Disponível gratuitamente apenas para Android, o ZapZap já possui mais de 50 mil usuários e ganhou fama após um Juiz do Piauí tentar proibir o WhatsApp no país. Com código aberto para desenvolvedores, a vantagem do aplicativo é que ele permite a troca de mensagens em nuvem, sem armazenamento no celular. Com isso, o usuário depois que se cadastrar, pode trocar mensagens não só pelo celular, mas também pelo computador ou tablet.