4 lições de Game of Thrones para sua vida financeira

A série Game of Thrones tem atraído milhões de expectadores ansiosos para saber o fim da disputa de poder na terra de Westeros e quem ficará com o trono de ferro.

Mas a produção também pode ensinar um pouco sobre como guiar sua vida financeira, afirma Tiago Reis, CEO e fundador da casa de análise financeira Suno Research.

Veja as dicas do especialista:

1

"Um Lannister sempre paga suas dívidas"

"A Lannister always pays his debts"
Um Lannister sempre paga suas dívidas

Pague suas dívidas antes de investir. Frequentemente, os juros cobrados pelas dívidas serão maiores que o rendimento deste dinheiro investido.

"Querer juntar dinheiro nesses casos não é muito interessante, principalmente quando o indivíduo tem a possibilidade de negociar amortizações de dívidas pagando geralmente as últimas parcelas do seu carnê. Nesses casos ele terá a possibilidade de pagar muito menos juros aos bancos, além de conseguir quitar o seu endividamento de forma bem mais rápida", comenta Reis.

2

O inverno está chegando

"Winter is coming"
O inverno está chegando

Tempos difíceis sempre podem vir, faça sua reserva de emergência e gerencie bem os seus recursos em tempos de fartura.

"Uma falha mecânica no carro, um problema de saúde na família, a perda de emprego ou qualquer outro evento inesperado, todo mundo está sujeito a passar por situações como essa", elenca o especialista.

Esses valores devem ser guardados em uma aplicação com alta liquidez e baixo risco, como títulos do Tesouro ou fundos de renda fixa pós-fixados, para que eles possam ser sacados rapidamente quando forem necessários.

3

"O caos é uma escada"

"Chaos is a ladder"
O caos é uma escada

Em tempos de crise, existem grandes oportunidades, basta saber analisar a situação com cuidado. Evite pensamentos de comprar na alta e vender na baixa, pense no longo prazo.

"Diferentemente da manada, os investidores mais experientes agem no sentido contrário desses movimentos, e enxergam a queda dos preços dos ativos nas épocas de crises como verdadeiras promoções", explica.

As movimentações no mercado devem ser baseadas no valor que essas empresas apresentam e que poderão gerar no futuro, e não no preço de mercado que se encontram naquele momento.

4

"Você não sabe nada, John Snow"

"You know nothing John Snow"
Você não sabe nada, John Snow

Estude, estude, estude. A falta de informação é uma das principais causas das decisões ruins, ainda mais de considerando investimentos. Como em qualquer área, o conhecimento o tornará um melhor investidor.