A festa do vôlei vai começar

Superliga 2019/2020 começa neste sábado e promete muita emoção

VAI COMEÇAR!

A grande festa do vôlei nacional dá início a mais uma temporada neste fim de semana. Um dos campeonatos mais fortes do mundo, a Superliga começa neste sábado com a rodada masculina - a feminina estreia na próxima terça-feira. Mas quais são as novidades? Quais são os favoritos? Tem gringo novo na área? Confira um resumo de tudo o que está por vir nas quadras do Brasil e teste seus conhecimentos sobre as novidades desta temporada.

"O fato de ser uma Superliga pré-olímpica cria uma tendência de ser um campeonato muito interessante, com uma briga por posições na seleção".
Marco Freitas, comentarista do Grupo Globo

FAVORITAS - MINAS

No feminino, o atual campeão Minas mudou bastante em relação à temporada passada. Perdeu Gabi e Natália, mas contratou DejaMcladon e Acosta. Ainda trouxe duas bicampeãs olímpicas, Sheilla e Thaisa (foto). Segue como um dos favoritos.

FAVORITAS - PRAIA

O Praia reforçou o time com Walewska, Martínez, Claudinha e Monique. Com um elenco equilibrado, o atual vice-campeão é fortíssimo candidato. A campeã olímpica Fernanda Garay (foto) segue na equipe.

FAVORITAS - OSASCO

Osasco trouxe a veterana bicampeã olímpica Jaqueline de volta, contratou Bjelica, Casanova e Roberta e, com isso, quer voltar a se colocar como uma das forças do torneio. Camila Brait (foto), segue no time.

FAVORITAS - SESC-RJ

Depois do fraco desempenho da temporada passada, o Sesc-RJ fez uma revolução no time. Tandara, Fabíola (foto), Amanda e Natinha chegaram à equipe de Bernardinho, que volta a pintar como um dos principais candidatos ao título.

"Os times que mais investiram foram o Praia Clube e o Rio de Janeiro. Nesse bolo estão também Minas, Bauru e Osasco. Esses cinco times vão brigar pelo título. Difícil fugir disso"
Fabi, comentarista do Grupo Globo

Quem vai ganhar a Superliga Feminina?

Minas
Praia
Osasco
Sesc-RJ
Calculating results

FAVORITOS - TAUBATÉ

O Taubaté, atual campeão, manteve um time fortíssimo, com vários jogadores da seleção, como Lucarelli (foto), Douglas Souza, Maurício Souza, Lucão e Thales.

FAVORITOS - SESI-SP

O vice-campeão Sesi manteve jogadores importantes, como o levantador William, o oposto Alan, o ponteiro Lucas Lóh e o líbero Murilo. O time trouxe de volta o meio Sidão, prata nos Jogos de Londres com a seleção.

FAVORITOS - CRUZEIRO

Outro dos favoritos, o Cruzeiro perdeu o ponta Taylor Sander, mas contratou dois estrangeiros para a posição. O canadense Gordon Perrin e o argentino Facundo Conte fecharam com a equipe mineira, que ainda contratou o meio Otávio e manteve Cachopa, Filipe (foto), Evandro e Isac.

FAVORITOS - SESC-RJ

O Sesc-RJ perdeu o levantador Thiaguinho e o ponteiro Penchev, mas contratou dois argentinos para seus lugares. Matias Sanchez e Jan Martínez chegaram para reforçar a equipe carioca, assim como o meia Flávio. Wallace (foto), Maurício Borges e Thiago Brendle também seguem no time.

Quem vai ganhar a Superliga Masculina?

Taubaté
Sesi-SP
Cruzeiro
Sesc-RJ
Calculating results
"No masculino, as principais forças são Cruzeiro, Taubaté, Sesi e Sesc. Como times que correm por fora, eu colocaria o Campinas e o Itapetininga".
Marco Freitas, comentarista do Grupo Globo

Conhece as caras novas da Superliga 2019/2020?
Acerte com três dicas...

1 / 5

1- Bicampeã olímpica.
2 - Joga na saída.
3 - Mãe de gêmeos

Times de camisa

Esta Superliga vai contar com cinco times com tradição no futebol. Além do Cruzeiro, hexacampeão da competição, a edição masculina vai ter a presença do América-MG, que fez uma parceria com o Montes Claros. O Botafogo também estaria representado, mas desistiu em cima da hora. No feminino, o Flamengo conseguiu o acesso e se juntou ao Fluminense na elite do vôlei. A eles se junta o São Paulo, que fez uma parceria com o Barueri, do técnico Zé Roberto.

Vários estrangeiros foram contratados para a Superliga e outros seguem pelo Brasil. Você sabe de que país são esses jogadores?

1 / 6

Fawcett