10 motivos para ir à Bett Educar 2018

InovEduc
Created By InovEduc
On Apr 20, 2018
Help Translate This Item
1

O maior evento da América Latina

Este ano será realizada a 25° edição da Bett Educar. Ao longo destes, anos o evento se consolidou como o maior da América Latina e um dos principais congressos de educação e inovação do mundo.

A estimativa para 2018 é que mais de 17 mil visitantes de todos os estados brasileiros compareçam ao evento, que reunirá mais de 200 expositores. Além disso, cerca de 20 startups participarão no espaço Bett Startups.

2

Conselho consultivo

Pela primeira vez, a Bett Educar conta, formalmente, com um Conselho Consultivo para tornar seus conteúdos sempre relevantes.

A edição deste ano conta com um staff de importantes representantes do segmento educacional brasileiro, atuante nos mais diversos segmentos da rede pública, privada e terceiro setor.

Ao lado de Vera Cabral na curadoria do congresso, os membros estruturam temas atuais e essenciais para uma grade de palestras enriquecedora na edição de 2018.

Vera Cabral falou ao InovEduc sobre a importância da criação do Conselho Consultivo do Congresso Bett Educar, que é comporto por 12 especialistas da área de educação.

Saiba quem são os membros do Conselho
3

Temas mais atuais do setor 

Durante o evento, serão abordados diversos temas relacionados à inovação educacional, que ganharam ainda mais destaque após a homologação da BNCC. Entre eles, os desafios das escolas em implantar uma educação bilíngue em seus processos pedagógicos.

Para Rita Ladeia, professora do curso de Pós-Graduação em Bilinguismo e Educação Bilíngue no Instituto Singularidades, o maior desafio para as escolas será combinar as especificidades da educação bilíngue às necessidades de cada escola.

A professora alertou que as escolas públicas precisarão de mais apoio para integrar a educação bilíngue ao seu currículo. Além disso, será necessário preparar os professores para esse desafio.

Rita participará do evento como palestrante, no dia 11, para falar sobre dois temas: "BNCC, Matrizes internacionais e planejamento de currículos para a educação bilíngue no Brasil" e "Educação bilíngue na escola pública: Desafios e Oportunidades".

4

Quatro eixos de discussão

O congresso Bett Educar tem como principais temas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. Durante as palestras, serão abordados alguns temas transversais, como empreendedorismo, inovação e educação financeira. Diversos especialistas relacionarão essas temáticas aos quatro eixos que nortearam os conteúdos das palestras: aprendizagem, práticas em sala de aula, formação de professores e gestão.

Márcia Padilha, fundadora do Criamundi, será uma das palestrantes. Para a especialista, a possibilidade de empreender é uma tendência, especialmente por conta do atual contexto socioeconômico brasileiro. Nesse sentido, o ensino do empreendedorismo se alia a outros dois temas que começam a ser inseridos na ambiente educacional: a inovação e a educação financeira.

Reinaldo Domingos, presidente da DSOP, também realizará uma palestra no congresso. O especialista destacou que a educação financeira pode ser trabalhada nas escolas como uma disciplina específica ou associada a outras, como Matemática. Reinaldo ressaltou que o ponto-chave é entender que a educação financeira está relacionada a hábitos e comportamentos. 

Os dois especialistas enfatizaram, ainda, a importância de preparar os professores para esses novos processos de aprendizagem. "É preciso que o professor seja o agente promotor dessas ações. Então existe a necessidade de capacitar esses profissionais para esse novo momento", disse Reinaldo.

5

Fórum de gestores

Realizado com sucesso, pela primeira vez, no ano passado, o Fórum de Gestores Bett Educar conta com uma programação específica para os líderes da educação refletirem sobre suas práticas

Mantenedores, reitores, diretores e gestores de redes de escolas e faculdades poderão aprender mais a respeito de tendências de mercado e se preparar para o futuro. 

Conheça alguns dos principais palestrantes do Fórum de Gestores:

6

Bett Startups

Tradicionalmente, a Bett Startups apresenta novas soluções criadas pelas edtechs aos representantes do segmento educacional. 

Desta vez, essas duas pontas ainda terão a chance de se aproximar de investidores do setor

Indicada pelo InovEduc — de quem é parceira em um hub de inovação e tecnologia, no Rio de Janeiro — para assumir a curadoria da Bett Startups, a aceleradora Sling Capital está programando uma série de palestras com CEOs, desenvolvedores e investidores do setor.

7

Palestras Inspiradoras

Nesta edição, a Bett Educar encerrará seus três primeiros dias de atividades com um presente para os participantes do evento: as 'Palestras Inspiradoras'. 

Um time de peso, formado por 13 especialistas de diversas áreas que 'conversam' com inovação em educação, se revezará no palco do auditório principal para trocar experiências com os congressistas.

No primeiro dia, 8 de maio, esse encontro está marcado para as 18h. Nos dias 9 e 10, as 'Palestras Inspiradoras' acontecerão, às 17h. Aperte o play e conheças palestrantes e temas; acesse a programação da Bett Educar para garantir o seu lugar!

8

Novas tecnologias e inovações

Os visitantes da feira Bett Educar têm acesso, tradicionalmente, a muitas experiências práticas nos estandes, com expositores oferecendo muita interação com seus produtos e serviços. 

Nesta edição também será possível assistir a apresentações de soluções de empresas para os mais diversos desafios educacionais. 

Essas apresentações, gratuitas, se darão durante os momentos de intervalo do Congresso, para que todos possam participar.

9

Espaço para a cultura maker

O movimento maker também terá destaque nesta edição. No dia 9, o painel "Cultura Maker, alfabetização e cultura digital na educação básica" reunirá especialistas no assunto, como Edgar Andrade, CEO do Fab Lab Recife, e Luciano Meira, CsI da Joy street. 

. E-book em parceria com MundoMaker ensina a planejar espaço maker

Além disso, empresas que são referência no setor marcarão presença como expositores.

Microsoft

Mind Lab

ViaMaker

MundoMaker

Robótika

Little Maker

10

As 10 competências gerais da BNCC

A BNCC define quais serão as dez competências gerais a ser implementadas nas escolas públicas e privadas a partir de 2019. O assunto é temas de dez entre dez rodas de professores este ano.

Seus temas pertinentes serão debatidos em palestras durante a Bett Educar, e o  InovEduc conversou com vários especialistas, no início deste ano, para elaborar uma edição especial de sua revista, toda voltada para essa questão.

Leia, participe da Bett, discuta e continue informado acompanhando o nosso site!