10 mitos históricos!

Você acha que a feijoada foi criada pelos escravos? E que Einstein era mau aluno? Está na hora esclarecer essas e outras lendas da história do Brasil e do mundo

Jornal Joca
Criado por Jornal Joca(User Generated Content*)User Generated Content is not posted by anyone affiliated with, or on behalf of, Playbuzz.com.
em 20 de jan. de 2017
1

A feijoada foi criada na senzala, pelos escravos.

A origem está na Europa – nem índios nem negros misturavam feijão com carnes. Desde a Antiguidade, europeus faziam cozidos com carnes e legumes. Depois, cada região modificou o hábito. O prato francês cassoulet, por exemplo, do século 14, lembra a feijoada: feijão branco e carnes. Na América, os europeus conheceram o feijão preto e surgiu a versão chamada feijoada.

2

Napoleão Bonaparte sofria com muitos problemas de estômago.

A pose em que o imperador francês aparece em vários retratos, sempre com uma mão na barriga, fez com que muita gente imaginasse que a causa fossem doenças estomacais. Puro boato! A posição era apenas moda entre os pintores da época.

3

Ao proclamar a Independência do Brasil, dom Pedro I estava em um lindo cavalo, acompanhado de uma grande comitiva.

Montado em uma mula (animal usado para viagens longas), o futuro imperador viajava, entre Santos e São Paulo, com poucas pessoas. E ainda estava com diarreia! Mas ele realmente proclamou a Independência em 7 de setembro de 1822.

4

Albert Einstein era mau aluno.

Ele não gostava muito da escola e achava as aulas de matemática e de física fracas. Afinal, aos 7 anos, já conhecia os princípios da geometria (aprendeu com um tio). Além disso, não concordava com o método de ensino, em que os alunos tinham que decorar tudo. Mas nada disso fazia desse gênio um estudante ruim!

5

Benjamin Franklin descobriu a eletricidade.

Ele foi jornalista, cientista e o inventor do para-raios. Mas, no século 18, a eletricidade já era conhecida, embora pouco compreendida. Benjamin fez estudos e experiências sobre o assunto – dizem que uma delas envolveu uma pipa e uma chave para testar a condução da energia vinda dos raios (que perigo!).

6

Os colonizadores portugueses não deixaram nada de bom no Brasil - só levaram nossas riquezas.

No período em que o Brasil foi colônia, o pau-brasil, o ouro e o território (com as plantações de cana-de-açúcar, por exemplo) foram explorados. Mas isso teve um lado bom. Junto com os engenhos de cana existiam plantações e criações de animais, que ajudaram a desenvolver o país. E o ouro criou comércio entre as cidades.

7

Cristóvão Colombo tentou provar que a Terra é redonda.

Na época em que Colombo viveu, no século 15, a ideia de que nosso planeta é redondo (e não plano) já era comum entre muita gente. O que ele queria (e conseguiu!) demonstrar era que dava para viajar pelo mar entre o Ocidente e o Oriente – muita gente se opunha à ideia por achar a viagem longa e cara demais. No fim, deu certo: Colombo chegou à América em 1492.

8

Todos os plebeus, nas sociedades de séculos atrás, eram pobres.

Nem sempre era assim. O primeiro grupo chamado de plebe surgiu na Roma antiga e não era formado só por pobres: eles eram o oposto dos patrícios (pessoas que faziam parte de famílias tradicionais). Plebeus podiam ser comerciantes, agricultores, artesãos. Muitos ficaram ricos!

9

O homem veio do macaco.

Isso não aparece na Teoria da Evolução desenvolvida pelo inglês Charles Darwin, no século 19. Seres humanos são parentes, e não descendentes, dos macacos atuais. O que temos em comum é o mesmo ancestral, que viveu na África há cerca de 7 milhões de anos. Assim, os chimpanzés, por exemplo, seriam algo como nossos primos.

10

Enquanto Roma queimava, Nero tocava harpa.

Entre 18 e 19 de julho de 64, boa parte da cidade de Roma foi consumida por um incêndio. Nunca ficou provado que a culpa foi do imperador Nero – apesar de ele ter aproveitado a tragédia para construir, depois, um imenso palácio. E é muito provável que ele não tenha tocado harpa enquanto admirava as chamas. Algumas versões da história dizem até que ele nem estaria em Roma naquele dia.

These are 10 of the World CRAZIEST Ice Cream Flavors
Created by Tal Garner
On Nov 18, 2021